Histórico da Agricultura

Histórico da Agricultura Brasileira

A grande transformação da agricultura brasileira se deu com o processo de modernização, nos anos 60 e 70, caracterizado como excludente e parcial, por ter gerado um modelo dual de produção, situação refletida na atualidade do mundo rural brasileiro e com perspectivas de agravamento diante do processo de globalização.

Sem imagem
Artigo Agropecuário

O Brasil é bom de agricultura

Com terras férteis, extensas e clima propício para a agricultura, o Brasil é um dos principais produtores e fornecedores mundiais de alimentos. Os programas de sanidade vegetal do Ministério da Agricultura garantem alimentos seguros e mantêm o País como peça chave do comércio globalizado.

Sem imagem
Agroecologia

Agroecologia no Brasil

O país conta apenas com cerca de sete mil produtores com certificação, dos dez mil cadastrados. O governo também pretende promover a transição de 115 mil agricultores para agroecologia. Hoje, o Brasil tem 4,2 milhões de pequenas propriedades, com cerca de 12 milhões de trabalhadores.

Agricultura Orgânica

O que é Agricultura Orgânica?

A adoção de substâncias químicas ou outros materiais sintéticos que desempenhem no solo funções estranhas às desempenhadas pelo ecossistema.

Sem imagem
Artigo Agropecuário

A Pesquisa e o Compromisso Social

Sobre o meio ambiente, exemplos como o manejo sustentável florestal, para a Região Norte, o manejo da caatinga, para a Região Nordeste, a recuperação de pastagens degradadas e o Projeto Silvânia, nos Cerrados e outras áreas, e o Zoneamento Agrícola em regiões e estados da federação são marcos significativos.

Sem imagem
Melhoramento florestal

Produção de Sementes Melhoradas

Área de Coleta de Sementes (ACS), Área de Produção de Sementes (APS), Pomar de Sementes Clonal Testado (PSCT), Pomar de Sementes por Muda (PSM), Desenvolvimento dos Pomares, Produção de Estacas (Seed Stand).