Tucano-toco (Ramphastos toco)

 

Classe: Aves

Ordem: Piciformes

Família: Ramphastidae

Nome científico: Ramphastos toco

Nome vulgar: Tucano-toco

Categoria: Ameaçado
 

Características físicas: é o maior dos tucanos, com a característica marcante de possuir enorme bico alaranjado com uma mancha negra na ponta. Sua plumagem é negra, destacando-se o papo e o uropígio brancos, além do crisso manchado de vermelho. Destaca-se também a área de pele nua de cor laranja ao redor dos olhos e as pálpebras azuis. O bico amarelo-alaranjado de tecido ósseo esponjoso, que mede cerca de 20 cm, é duro e cortante, sendo usado como uma pinça para capturar alimento. Mede 56 cm de comprimento e pode pesar 540 g.

Alimentação: sua dieta consiste basicamente de frutas, insetos e artrópodes, mas também costuma sa
quear ninhos de outras aves e devorar ovos e filhotes.

Biologia e comportamento social: vive em pares ou em bandos de duas dezenas de aves que voam em fila indiana. Voa com o bico reto, em linha com o pescoço, alternando curtas batidas com um planar mais demorado. Ao dormir vira a cabeça e descansa o bico nas costas.

Reprodução: faz seu ninho em árvores ocas, buracos em barrancos ou em cupinzeiros. Costuma botar de dois a quatro ovos, que são incubados por período de 16 a 18 dias. O macho costuma alimentar a fêmea na época da reprodução. Predadores: macacos que saqueiam o ninho e gaviões. Habitam capões e matas ciliares.

Fonte parcial: Guia Ilustrado de Animais do Cerrado de Minas Gerais. 2.° edição. CEMIG. Editare Editora.2003.