Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente

 

Premiar iniciativas exemplares na Amazônia significa muito para a Secretaria de Coordenação da Amazônia – SCA do Ministério do Meio Ambiente. Tudo que se deseja é superar modelos predatórios e danosos ao meio ambiente por outros racionais, sustentáveis, que minimizam impactos sobre o bioma Amazônico, convivendo em harmonia com a preservação da fabulosa biodiversidade característica dessa região.

Enquanto alguns ainda insistem em desmatamentos ilegais e abusivos, outros desenvolvem atividades a partir da floresta em pé, rios saudáveis, ambiente limpo. Foi assim que o MMA anunciou, em dezembro de 2.001 o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente. Finalmente, em 22 de abril de 2002, uma portaria do ministro José Carlos Carvalho fixou o Regulamento para a primeira edição, 2002, do Prêmio.

O Prêmio Socioambiental Chico Mendes em sua história de 9 anos foi precursor ao próprio Instituto! Sua missão é revelar ao país, através de um evento de grande porte e requinte, exemplos de solução conflitos entre desenvolvimento, justiça social e equilíbrio ambiental. Este evento de grande repercussão já é considerado o maior evento socioambiental brasileiro e marca definitivamente a agenda socioambiental de nosso país!

É evidente uma tendência negativista em nossa sociedade quanto à veiculação de notícias de problemas como corrupção, improbidade, descasos e indiferenças. O Instituto Chico Mendes procura focar em práticas que em sua essência promovam o bem estar social com respeito ao meio ambiente. Assim, divulga ações pautadas em critérios como solucionática, criatividade, eficácia, viabilidade e replicabilidade.

As indicações para concorrer ao Prêmio Chico Mendes ocorrem através das indicações de todos os filiados que recebem anualmente um formulário, ou voluntariamente com a inscrição de cases.  Ambos seguem para uma banca examinadora composta por equipe multidisciplinar que recomenda os exemplos mais significativos. Após parecer conclusivo é que os agraciados são comunicados e convocados a serem agraciados em noite festiva!

Para realizar o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, o INPRA – Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, criou uma equipe multidisciplinar para analisar o mercado, identificar exemplos reais, e apresentar a sociedade respostas com significativo poder transformador.

A partir da formação de um banco de dados, a tarefa sequencial foi identificar exemplos que eficazmente contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores e das comunidades envolvidas.

As empresas que desenvolvem ações socioambientais transformam a sociedade e geram negócios sustentáveis, consequentemente, se apresentam de forma positiva junto ao mercado. Os consumidores valorizam e reconhecem todos que se comprometem em preservar os bens universais, pilares do futuro: a sociedade e a natureza.

É necessário termos consciência da importância em desenvolver uma forte cultura socioambiental nacional, com reflexos e projeções internacionais. Seu exemplo permitirá a geração de um diferencial representativo para a sociedade brasileira e universal.

Neste contexto, convidamos as empresas a concorrer ao PSA – Prêmio Socioambiental Chico Mendes inscrevendo seus cases para análise técnica através de formulário e de inscrição. Aos agraciados, é cedida a chancela do selo de “Gestão Socioambiental Responsável” pelo esforço demonstrado através de ações de sustentabilidade em prol da preservação do meio ambiente no intuito de reduzir os impactos ambientais negativos.

Os cases selecionados terão suas ações publicadas no Anuário Eletrônico da Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, nas publicações e comunicações do INPRA referentes ao prêmio e receberão Troféu; Certificado Selo de Gestão Socioambiental Responsável (verde); 2 convites para a cerimônia de entrega do prêmio; Diagnóstico de Gestão Socioambiental certificado pelo Instituto Chico Mendes.

A lista completa dos premiados de 2007 a 2014 você encontra no link: 

No link: http://institutochicomendes.org.br/site/?page_id=87

Fonte:
institutochicomendes.org.br