Programa Olho D’Água

 

 

q

O Programa Olho D’água é um programa de Educação Ambiental nas Microbacias de Curitiba. Olho d’água, fio d’água, mina d’água, nascente, cabeceira, fonte…não importa o nome que se dê, ele sempre significa o início de um curso d’água formador de pequenos e grandes rios que vão desaguar nos mares. Proteger os rios torna-se cada dia mais importante. É uma forma de garantir, hoje e no futuro, o abastecimento de água para a população. O projeto Educação Ambiental nas Microbacias da Cidade de Curitiba – “Olho D’água”- possibilita a oportunidade de perceber e acompanhar a situação dos rios de curitiba, atuando como um parceiro da prefeitura na proteção das águas.

Iniciativa importante é o Olho d’Água, programa de educação ambiental com participação comunitária, especialmente de estudantes da rede municipal de ensino. É uma grande parceria para monitorar a qualidade da água das bacias hidrográficas dos principais rios que cortam Curitiba.

Do simples plantio de árvores a todo o complexo de produção vegetal, do pequeno jardinete ao parque gigantesco, da atitude de Se-Pa-Rar o lixo em casa até a transformação de plástico, lata e papel em novos produtos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente se empenha em preservar e melhorar o espaço de vida coletivo dos curitibanos, por uma vida com mais qualidade e com um olhar generoso na direção das gerações futuras.

Objetivo

Sensibilizar e despertar a população a um envolvimento para a melhoria da qualidade dos rios em Curitiba.

Forma de Ação

A partir de observações de diferentes fatores: cor, cheiro, presença de lixo, uso do solo, ocorrência da vegetação e de animais, entre outros, será possível avaliar a qualidade da água neste ponto do rio e participar de diversas ações que contribuam para a conservação e recuperação da qualidade da água no mesmo.

Público Alvo

O Projeto “Olho D’Água” é destinado à participação de escolas de rede pública e privada, dos “PIAs Ambientais” (Programa de Integração da Infância e Adolescência da SMMA), núcleos regionais de saúde, associações de moradores e outras organizações representativas da sociedade.

Programa de Monitoramento da qualidade da água dos rios das bacias e micro-bacias de Curitiba, desenvolvido pela SMMA em parceria com a comunidade, e sociedade civil.

Maiores informações consultar www.curitiba.pr.gov.br – Meio Ambiente

Telefone: (041)3335-2112 Ramal: 9201-9180-9178

Documentos necessários:

NECESSARIO OBTER INFORMAÇÕES NA SMMA

Locais onde dar entrada:

Gerencia de Educação Ambiental -MAPM-3G

Horário diferenciado: 08:00 as 18:00

Prazo: indeterminado

Observações: EM CONJUNTO A LIMPEZA PÚBLICA FAZ O TRABALHO DE LIMPEZA, QUANDO AGENDADO 156 OU 3338-8399

SMMA  Secretaria Municipal do Meio

Departamento de Educação para a Sustentabilidade

 

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba. Secretaria Municipal do Meio Ambiente e-mail: smma@smma.curitiba.pr.gov.br