Ambiente Ecoturismo

Ubatuba - SP

Localizada no litoral norte do estado de São Paulo, Ubatuba é uma das praias favoritas dos paulistanos. Bastante eclética, a cidade oferece desde grandes agitos até lugares quase desertos, praias de águas calmas e de ondas fortes. Além disso, encontram-se diversas trilhas em meio a Mata Atlântica e ótimos lugares para prática de mergulho.

Envie para um amigo

História e Cultura

Os primeiros habitantes da região foram os índios Tupinambás, permanecendo lá até o final do século XVII. Entre esse período, Ubatuba foi invadida por franceses, catequizadas por padres portugueses e foi se desenvolvendo. A partir de 1787 passou por uma grande crise, devido ao fechamento dos portos. Em 1808, com a reabertura dos portos, Ubatuba se recuperou economicamente. A construção das rodovias BR-101 e dos Tamoios foi, definitivamente, o grande empurrão para o desenvolvimento turístico do local. Nas férias, a praia chega a receber 500 mil turistas.

 

Clima

Devido à influência da Serra do Mar, chove constantemente na região. Para quem quer fazer trilhas e curtir a praia, o mês mais apropriado para ir a Ubatuba é maio.

 

Vegetação e relevo

Aproximadamente 80 % da área de Ubatuba pertence ao Parque Estadual da Serra do Mar. A Mata Atlântica é predominante em Ubatuba, mas encontra-se também mangues, restingas, plantações de palmitos, cacau, mandioca...

Além das inúmeras praias, Ubatuba também apresenta morros (o maior deles com 1.150 m), baías, enseadas, costões, lajes, ilhas e ilhotas.

 

Alimentação

Há diversas opções de restaurantes na cidade. Não deixe de experimentar o Azul-marinho, comida tipicamente caiçara. O prato é preparado com peixe e banana-nanica verde e servido acompanhado com farinha de mandioca.

Hospedagem

Há diversas opções de pousadas nas praias de Ubatuba. Para quem quer algo mais em conta há a opção de albergue da juventude e camping.

 

Dicas gerais

Se for mergulhar em Ubatuba é aconselhável contratar uma operadora e ter sempre um instrutor acompanhando o mergulho. Nas férias e feriados as praias de Ubatuba costumam ser invadidas por turistas. Se for ficar em pousada ou hotel faça sua reserva com antecedência.

 

Atrações

Atividades noturnas: Em Ubatuba há diversas opções de barzinhos e danceterias para o turista. Em alta temporada todos ficam cheios.

Ilha das Couves: Esse local para mergulho é formado pela Ilha das Couves e um ilhote. A visibilidade média do local é de 8 metros. É possível observar corais, raias e até mesmo golfinhos.

Ilha de Palmas: Esse passeio é perfeito para os mergulhadores mais experientes. O mergulho pode chegar até 30 metros de profundidade. Há diversas pequenas cavernas que podem ser exploradas. A visibilidade é de 9 metros.

Ilha Vitória: A profundidade no local é de 50 metros. Dependendo das condições climáticas, a visibilidade pode chegar até a 30 m. Os principais pontos de mergulho são Saco da Professora, Saco Paiá e Ilhote da Cagadinha.

Núcleo Picinguaba: Essa é a única área do Parque que atinge a orla marítima. Atualmente, cerca de 400 famílias vivem nesse núcleo pescando, plantando e fazendo artesanatos. Possui diversas trilhas e um número incalculável de plantas e animais.

Parque Estadual da Ilha Anchieta: Essa é a única área do Parque que atinge a orla marítima. Atualmente, cerca de 400 famílias vivem nesse núcleo pescando, plantando e fazendo artesanatos. Possui diversas trilhas e um número incalculável de plantas e animais.

Praia de Itamambuca: Essa praia é ideal para pegar ondas. No seu canto direito encontra-se um rio, que forma um lago ideal para mergulho.

 

http://webventura.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.