Chapada dos Parecis – MT

O potencial turístico da região favorece especialmente o esporte de aventura. Para incentivar estes esportes, fomentar a prática turística e divulgar o que Campo Novo tem de melhor, o Governo Municipal realiza competições, como o Circuito de Apnéia, o Triatlo de Revezamento e a Corrida de Aventura.

 

História e Cultura

Os cenários históricos que são outro grande atrativo aos que visitam a cidade. Margeando seus rios é possível encontrar sítios arqueológicos e cavernas com inscrições rupestres, ainda não datadas e estudadas plenamente. A história do município está ligada diretamente com a do país. Mais especificamente com o processo de integração entre os estados brasileiros, capitaneado pelo marechal Mariano Cândido Rondon, patrono das comunicações. Em 1907 ele passou por essas terras para a instalação de linhas telegráficas. Com base nesse passado histórico, cuidadosamente preservado pelos camponeses, o município pretende promover um Rally refazendo os passos do pioneiro Marechal Rondon. 32% do território de Campo Novo está localizado em área indígena, o que ainda garante maior preservação da fauna e da flora local. É graças à preservação dessa área que o município é o principal pólo de estudos e pesquisas da fauna e flora típica do Cerrado Mato-grossense e de suas comunidades indígenas.

 

Clima

Tropical e equatorial, quente e úmido. As temperaturas no verão são bastantes elevadas.

 

Vegetação e relevo

Cerrado e Floresta Amazônica. A região também integra dois, dos três ecossistemas de Mato Grosso: a Amazônia e o Pantanal.

O Chapadão do Parecis tem a topografia plana, com leves ondulações.

 

Alimentação

Alguns restaurantes e lanchonetes sem sofisticação em Campo Novo do Parecis.

 

Hospedagem

Hotéis e pousadas em Campo Novo do Parecis.

 

Dicas gerais

Certifique-se sempre com operadores locais sobre os lugares mais adequados para a prática do rafting.

 

Atrações

Cavalgada: Certifique-se sempre com operadores locais sobre os lugares mais adequados para a prática do rafting.

Chapadão dos Parecis: O Chapadão do Parecis oferece algumas opções de trilhas ecológicas. O lugar é rico em cachoeiras, e há ainda opção de passeios por lugares históricos.

Circuito histórico: Uma rota interessante para se fazer de bicicleta é o circuito histórico. Nas margens dos rios há sítios arqueológicos e cavernas com inscrições rupestres. Não deixe também de visitar a Cidade de Pedra.

Mergulho: Os rios mais procurados para mergulho são o Verde, Sucuruína, Juruena, Papagaio e Rio do Sangue, por oferecerem águas cristalinas. Há a possibilidade de mergulho noturno. Mas fique atento, porque é muito comum se deparar com cobras. Cuidado também ao sair do rio e preparar o material para a volta: nunca deixe de inspecionar ao redor.

Rafting: Campo Novo do Parecis foi privilegiado com belos rios e algumas corredeiras que cortam o município, entre eles, Verde, Sacre, Sangue, Papagaio, Membeca, Sucuruína e Cravai, sendo que os três últimos nascem em Campo Novo. São locais idéias para prática de rafting.

 

http://webventure.estadao.com.br