Distante menos de 10 quilômetros da vizinha famosa Maragogi, possui muito charme, um ambiente acolhedor, praia pequena em forma de ferradura e águas calmas protegidas pelos arrecifes, propícias para o mergulho e passeios de jangada. Com um pouco de sorte é possível assistir a um ensaio da banda da cidade na praça.
Uma alameda de coqueiros ao longo da calçada da praia completa o cenário desenhado especialmente para agradar o visitante.
História e Cultura
Japaratinga começou numa colônia de pescadores implantada onde hoje é a Prefeitura Municipal e se desenvolveu a partir de 1800, com o início do ciclo do coco. Em 1935, já contava com um pequeno estaleiro para os navios transportadores de coco. Uma estrada que dava acesso apenas a animais ligava a rodovia principal que conduzia até Porto Calvo. Antigo povoado de Maragogi com o nome original, dado pelos Índios que habitavam a região de Japaratuba, e que os primeiros colonos denominavam de Japaratuba da Praia, para distingui-lo de Japaratuba da Mata, que fica na região das matas úmidas. O nome Japaratuba vem do tupi “Japaratuba”, e ainda “yapara-tyba”, que quer dizer “sítio dos arcos”, por alí os Índios produziram muitos arcos e flechas. Pela Lei 2.264 de 23 de julho de 1960 o antigo distrito se separa do município de Maragogi, e recebe o nome de Japaratinga. Nome que até então não tinha registro histórico e nem os antigos Índios usavam. A cultura se baseia nas danças folclóricas como o Reisado, o Pastoril e o Guerreiro: as festas principais são o aniversário da cidade (23/07), dia da Padroeira Nossa Senhora das Candeias (02/02), e dia de Nossa Senhora das Dores (15/09) e as de costumes, como os festejos juninos. O artesanato é baseado em produtos feitos com conchas do mar, palhas de coqueiros e esculturas feitas com pedaços de troncos de diversas árvores.
Clima
Tropical e Úmido. Temperatura média anual de 27°C.
Vegetação e relevo
Coqueiros típicos de vegetação tropical.
O relevo da cidade é basicamente plano, mas existem algumas elevações onde é possível observar a região de um mirante estrategicamente instalado.
Atrações
Mergulhos nos arrecifes e bancos de areia: A principal atração do lugar é mesmo mergulho nos recifes de corais, que se estendem por toda a costa norte de Alagoas, e em Japaratinga estão a 2 quilômetros da praia. É possível fazer excursões de barco ou conversar com os pescadores locais que levam o turista de jangada, com exclusividade, até os principais pontos de mergulho. Na maré baixa, pode-se caminhar em pleno oceano com água na cintura, e mais ao norte num banco de areia que fica completamente fora da água como uma miragem, é possível até jogar futebol.
Praia de Barreiras do Boqueirão: Em seguida vem a praia de Barreiras do Boqueirão com fontes de água mineral. Possui bares e restaurantes.
Praia de Bitingui: Saindo da praia de Japaratinga passa-se por belas falésias até chegar à praia de Bitingui. Esta praia já possui casas de veraneio para os turistas locais.
Praia de Japaratinga: Encantadora. Assim se define esta praia pequena, em forma de ferradura e abrigada pelos recifes de coral que fazem com que o mar mais pareça uma enorme piscina. Para desfrutar de toda essa beleza, você pode alugar um buggy (para até 4 pessoas), fazer um passeio de jangada ou um excursão em barco apropriado que leva até os principais pontos de mergulho.
Praia do Boqueirão: Possui densos coqueirais e areias brancas. A praia mais deserta da região.
Praia do Pontal: Encontro do mar com o rio Manguaba. Travessia de balsa para a cidade vizinha de Porto de Pedras.