Ambiente Ecoturismo

Bertioga - SP

Bertioga quer dizer, em língua indígena, “morada do macaco". A cidade, conhecida como balneário na região da baixada santista de São Paulo, reserva surpresas com uma das mais longas áreas de Mata Atlântica que ainda resiste no país. Pela mata é possível fazer diversas trilhas para cujos pontos de partida se vai muitas vezes de barco, pelos três rios que predominam na região.

Envie para um amigo

Bertioga quer dizer, em língua indígena, “morada do macaco". A cidade, conhecida como balneário na região da baixada santista de São Paulo, reserva surpresas com uma das mais longas áreas de Mata Atlântica que ainda resiste no país. Pela mata é possível fazer diversas trilhas para cujos pontos de partida se vai muitas vezes de barco, pelos três rios que predominam na região. Os caminhos apresentam diversidade de vegetação e muitos dados históricos. São 482 quilômetros quadrados cravados em áreas de preservação ambiental, banhados por 33 km de praias.

 

História e Cultura

Bertioga, antes da chegada de Portugueses, era habitada por índios, que a chamavam de "Buriquioca". Na língua Tupi, "Buriqui" significa Macaco e "oca", morada. Portanto, Bertioga significa morada dos macacos. Seu território era habitado por tribos de índios tupis até a chegada dos portugueses ao litoral, em 1532, quando iniciou-se a colonização. Até a década de 50 era apenas um núcleo de pescadores. A partir daí, com a melhoria dos acessos viários, começou a receber um incremento turístico.

 

As festas gastronômicas dão fama à cidade. A mais conhecida é a tradicional Festa da Tainha, que acontece durante todos os fins de semana do mês de julho, bem ao lado da Rodovia Rio-Santos, no trevo de entrada da cidade, e já faz parte do calendário oficial de eventos da Secretaria de Estado de Esportes e Turismo. Outra festa que também atrai um grande público, é a Festival do Camarão na Moranga, realizada no mês de agosto no mesmo local da Festa da Tainha. E, no verão, as praias recebem atividades esportivas e musicais no ‘Projeto Verão’, que acontece em todo o litoral paulista.

 

Clima

Tropical úmido. No verão, a temperatura beira os 35 graus. No resto do ano a média é 25 graus. As chuvas já predominaram nas estações mais quentes mas, nos últimos anos, os meses de janeiro a março têm sido um pouco mais secos.

 

Vegetação e relevo

Mais da metade da área de Bertioga faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar, colocando assim, o município com um dos com mais área verde e de proteção ambiental de todo o Estado.

O destaque são seus 33.100 metros de praias, mas os rios Itapanhaú, Itaguaré e Garatuba são excelentes para a pesca amadora e formam três bacias hidrográficas que deságuam diretamente no Oceano Atlântico.

 

Alimentação

Na cidade, as opções são diversas: restaurantes, pizzarias e lanchonetes, além de hotéis que também oferecem refeições a não-hóspedes.

 

Hospedagem

A variedade de opções inclui hotéis, pousadas, aluguel de casas e camping. Para quem é sócio, o Sesc é uma ótima opção, com muita infra-estrutura.

 

Dicas gerais

Certifique-se de estar acompanhado de um instrutor/guia experimente nas caminhadas e na prática de esportes, não só para sua segurança como para aprender também os aspectos históricos dos locais visitados.

 

Atrações

Acquaride no Itapanhaú: Descida de corredeiras nível 1 e 2 (o nível de dificuldade é em ordem numérica crescente) para iniciantes, e 3 e 4 para os mais experientes. Partida da praia da Enseada, no centro.

 

Caminhada à Vila de Itatinga: A vila é formada por cerca de 70 casas, em estilo inglês. Foi planejada e construída para atender às necessidades dos funcionários da Usina Hidrelétrica e Itatinga. Só pode ser visitada com autorização da Codesp - Companhia Docas do Estado de São Paulo ou por passeios monitorados por empresas credenciadas de turismo.

O passeio começa de barco, no rio Itapanhaú. São aproximadamente 50 minutos de navegação a partir do porto Palmares ao portinho de Itatinga. Depois, segue-se de Maria Fumaça (trem) por um percurso de 7 quilômetros, passando por mangues, ruínas do século XVII e riachos vindos da serra. Lá existem três passeios que levam através de caminhadas à piscinas naturais e cachoeiras (nível médio, 5 quilômetros de percurso, 6h30 de duração).

 

Canoagem no Itaguaré: Águas calmas e vegetação de mangue são as características de um passeio de 4 horas realizado em canoas canadenses – as mesmas utilizadas em corridas de aventura.

 

Náutica: O canal de Bertioga, local de encontro das águas dos rios com a do Oceano, é uma Marina natural à espera do turista voltado às atividades náuticas. Escunas estão atracads próximas ao forte São João à disposição de turista que desejam apenas um agradavel passeio ao longo da região costeira do município. O Forte São João é o mais antigo do Brasil, construido em 1547. O aluguel de barco em Bertioga ainda é uma atividade um pouco tímida, voltada especialmente para a pesca.

 

Noite na Riviera: Um dos ‘points’ da Baixada da Santista, hoje em dia possui um clima mais tradicional e a noite pede um passeio pelo centro, onde há shopping e restaurantes.

 

São Lourenço: Praia boa para a prática de surfe, já que o mar, às vezes, se torna violento e perigoso. São 5.5 quilômetros de mar limpo e águas transparentes. A praia de São Lourenço é o \"point\" do verão, pois em sua Orla, está situada a badaladíssima Riviera de São Lourenço. Outras praias indicadas para o surfe e o bodyboarding são Boracéia e Itaguaré.

 

Trilha do Caiubura: Caiubura é um bairro de Bertioga, que fica na divisa com Santos e seu acesso é pela rodovia Rio-Santos. São aproximadamente 4 quilômetros, tendo lindas vistas nos topos e nas descidas, quase sempre encontramos os riachos que são próprios para nosso descanso e matar a sede. (Nível médio, 4 quilômetros e 4 horas de duração).

 

Trilha do Jaguareguava: A trilha do Jaguareguava fica no Vale do Rio Jaguareguava, que é afluente do Rio Itapanhaú, sofrendo assim a influência das marés. Sendo um rio raso e de águas cristalinas, propicia para quem está fazendo a trilha uma visão do fundo do rio. (Nível médio, 6 quilômetros e 5 horas de duração).

 

Trilha d´água: Começamos este passeio com a travessia do rio Itapanhaú com uma embarcação segura e pegamos a trilha que leva à captação de água da colônia de férias da SESC Bertioga. No final da trilha encontraremos uma bela piscina natural, que após um delicioso banho, nos repõe energia para volta. (Nível leve, 6 quilômetros e 3 horas de duração).

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.