Ambiente Ecoturismo

Chapada das Mesas - MA

A Chapada das Mesas tem como atração turística o turismo ecológico com suas lindas paisagens vegetativas, as praias do rio Tocantins, cachoeiras e os chapadões.

Envie para um amigo

O potencial ecoturístico da região já foi revelado aos competidores de rali, pois a cidade principal do destino – Carolina – já foi palco de várias edições de Rally dos Sertões. Desde dezembro de 2005, a Chapada das Mesas é parque nacional. O local é uma alternativa de turismo no Maranhão e começa a ficar famoso pela diversidade de ambientes como floresta, chapadas, rios e cachoeiras em cavernas.

 

História e Cultura

Os primeiros sinais dos colonizadores brancos que vieram em expedições para capturar índios que seriam usados na tentativa de descobrir ouro. No ano de 1625 vieram os jesuítas, mas o primeiro lugarejo só foi fundado em 1809. Em 1832, os habitantes emigraram em quase sua totalidade para o povoado a dezesseis quilômetros abaixo da foz do rio, onde está hoje situada. A cidade de Carolina foi elevada à categoria de município em 8 de julho de 1859, há 146 anos. A Chapada das Mesas tem como cultura na cidade o artesanato, escritores, monumentos, igrejas, o obelisco da Independência, entre muitas outros itens culturais. O artesanato é uma das grandes culturas locais, graças à colonização indígena que a cidade sofreu durante a sua colonização.

 

Clima

O clima é praticamente o ano todo quente, apresentando-se um pouco mais ameno nos meses de junho e julho. A temperatura média em graus centígrados chega a 36 e mínima de 19.

 

Vegetação e relevo

A vegetação predominante na região é o cerrado. Isso faz com que os pássaros tenham muitos ninhos nessa região.

O nome veio por causa de seus platôs, parecidos com "mesas". Isso deve-se aos paredões de rocha de arenito formados há milhões de anos. A altitude média do município é de 167 metros.

 

Alimentação

Em Carolina e Riachão há restaurantes, churrascarias e pizzarias.

 

Hospedagem

As alternativas são hotéis simples, pousadas charmosas, casas para alugar e camping.

 

Dicas gerais

Para quem pretende conhecer a Chapada das Mesas, aproveite para ir no mês de julho, pois é o mês mais festivo da cidade. A temporada de férias coincide com a época de sol o mês inteiro e céu azulado sem a presença de nuvens. Nesta época, que coincide com as férias escolares, há muitas festas a começar com o aniversário da cidade, que acontece no dia 8 de julho, começando com a alvorada, estendendo-se por todo o dia, com apresentações artísticas e shows de bandas de forró, axé e música popular.

 

Atrações

Cachoeira da Garrafa: Pequena cachoeira de águas cristalinas, possui um ótimo banho, a água tem temperatura agradável, indicada para o calor da região. A vegetação preservada indica que a cachoeira é quase intocada. Fica localizada a 24 km da cidade, passando por propriedades rurais, seguindo o mesmo caminho para se chegar à Cachoeira do Ilia. O acesso pode ser feito de moto, ou caminhonetes e jipes, pois o terreno é um pouco acidentado e algumas partes com bastante areia.

Cachoeira da Mansinha: A cachoeira da Mansinha é uma Reserva Particular de Proteção Natural. Fica a 30 km de Carolina, indo pela BR-010, há uma entrada à esquerda e roda-se mais uns 5 km de estrada de terra. Embaixo de sua queda d\'água é um ótimo local para um mergulho.

Cachoeira da Pedra Furada: Localizada no recanto turístico Pedra Caída a 35 km da cidade de Carolina. Após um trilha de aproximadamente 40 minutos rodeada de morros e serras pela exuberante Chapada das Mesas, você chega no Rio Brejão, a trilha continua por mais 15 minutos pelo rio até chegar na Pedra Furada.

Cachoeira do Dodô: Localizada em propriedade particular se Seu \"Dodô\", a visitação somente é permitida com a presença de guias. Fica a um quilômetro das cachoeiras da Pedra Caída e 34 quilômetos da cidade de Carolina. Lá você vai conhecer as águas mornas da cachoeira e as inúmeras pequenas cachoeiras que formar um lugar quase virgem.

Cachoeira da Ilia: Cachoeira que fica a 20 km de Carolina em estrada de terra. O acesso é através da estrada que passa perto do Morro do Chapéu. Recomenda-se ir de moto, ou caminhonetes e jipes. Sua beleza está na água de sua queda d\'água que escorre pelo paredão e na água limpa do rio.

Cachoeira das Pedra Caídas: Está localizada a 50 metros da BR-010, 35 Km distante de Carolina, numa linda região de serras, 60 Km distante de Estreito, 180 Km de Imperatriz e 170 Km de Araguaína. Possui três fantásticas quedas d\'água maiores, sendo que no Santuário a água despenca a uma altura de 46 metros e uma série de pequenos saltos, além de grande piscina de água corrente; possui quadra de esportes, chalés para pernoitar, energia elétrica permanente, som, televisão, bar e restaurante.

Cachoeiras de Santa Bárbara: A Cachoeira de Santa Bárbara, uma queda de 75 metros fica localizada no município de Riachão. A uma distância de 130 km de Carolina. Fica ao lado do poço azul, chega-se ao local depois de uma trilha de 5 minutos.

Cachoeiras de Santa Paula: A Cachoeira de Santa Paula, fica localizada no município de Riachão. A uma distância de 130 km de Carolina. Fica entre o poço azul e a cachoeira de santa bárbara.

Cachoeiras do Itapecuru: As cachoeiras ficam localizadas junto à BR-230, 33 Km distante de Carolina, 66 Km de Riachão, 130 Km distante de Balsas e 130 Km distante de Estreito, na Belém-Brasília. Lá você encontrará duas lindas cachoeiras que caem de 12 metros e formam uma enorme piscina natural com rochas que a circundam, praias e pequenas ilhas. Serviço de bar, restaurante e chalés, tem energia abundante, serviço telefônico entre outras coisas.

Cachoeiras do Prata: A Cachoeira do Prata está localizada no Rio Farinha, numa região não tão desbravada, selvagem pode-se dizer. As pessoas que moram por perto são típicos sertanejos, valorizam o lugar onde moram. Fica próxima da cachoeira de São Romão.

Cachoeiras do Rio Farinha: As cachoeiras do rio farinha ficam localizadas na fazenda Formizinha, a 50 km de Carolina. A visitação somente é permitida com a presença de guias. Lá você vai poder conhecer o \"sumidouro\", um lugar onde o rio desaparece em uma fenda na pedra e também as cachoeiras do exótico rio farinha.

Cachoeiras do São Romão: A Cachoeira de São Romão é uma queda d\'água lindíssima, localizada no Rio Farinha, um afluente do Rio Tocantins, a 70 quilômetros de Carolina. O acesso a essa cachoeira se faz por uma boa parte em estrada de chão, sendo necessário um veículo de tração como pick-ups e jeeps. O que torna o passeio uma aventura ainda mais emocionante.

Cachoeiras das Mesas: São várias as formações rochosas que formam a Chapada das Mesas, como o Morro do Chapéu, Morro do Dedo, Morro Do Gavião, Portal da Chapada, Morro do Macaco e muitos outros cenários de muita beleza. Ao visitar várias cachoeiras poderão ser vistos ao longo do percurso.

Ilha dos Botes: A Ilha dos Botes fica localizada a cinco quilômetros de Carolina, a jusante do Rio Tocantins, com acesso de barco e de carro saindo pelo bairro do Brejinho. Indo de carro o turista poderá deixar seu automóvel à margem do rio, com amplo estacionamento, depois você encontrará um barco que o transportará para a Ilha, distante apenas 100 metros. A praia é linda, rasa, muito limpa, ventilação forte açoitando o palmeiral, cheia de garças e marrecas.

Poço Azul: Fica localizado no Rio Cocal, no município de Riachão. A uma distância de 130 km de Carolina. É um dos lugares mais paradisíacos da Chapada das Mesas, a água cristalina em uma piscina natural encanta a todos.

Rio Tocantins: Um dos principais rios brasileiros, divide os estados do Maranhão e do Tocantins, proporcionando a pesca como atividade comercial e cenários de rara beleza, principalmente o pôr-do-sol visto de Carolina. No Rio Tocantins temos como principais atrativos as praias que aparecem nos meses de junho a agosto e a Ilha dos Botes.

 

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.