Erosão do solo

Erosão do solo

O arraste de partículas constituintes do solo se dá pela ação de fatores naturais como água, vento, ondas que são tipos de erosão, além da própria erosão geológica ou normal que tem por finalidade nivelar a superfície terrestre.

Sem imagem
Programas e Projetos

A Importância de Estudar o Solo

A população em geral desconhece a importância do solo, o que contribui para ampliar processos que levam à sua alteração e degradação.

Sem imagem
Erosão do solo

Manejo do Solo

Outra opção, já bastante difundida principalmente para que os nutrientes do solo se recomponham, é a rotação de culturas.

Artigo Agropecuário

Dia Nacional da Conservação do Solo

Conforme estabelece o Decreto n.º 28.687/82, art. 72, poluição do solo e do subsolo consiste na deposição, disposição, descarga, infiltração, acumulação, injeção ou enterramento no solo ou no subsolo de substâncias ou produtos poluentes, em estado sólido, líquido ou gasoso.

Artigo Agropecuário

Indicadores de Impacto Ambiental no Solo

Em termos de glossário ambiental, indicador de impacto ambiental diz respeito aos elementos ou parâmetros que fornecem a medida da magnitude de um impacto ambiental. Dividem-se em quantitativos (representado em escala numérica) ou qualitativos (classificado em categorias ou níveis), podendo ser biológicos, físicos e químicos.

Sem imagem
Artigo Agropecuário

Biologia do Solo

A atividade biológica do solo é uma denominação genérica para a ação dos organismos vivos do solo, tanto animais quanto vegetais. Esses organismos têm forte influência na gênese e manutenção da organização dos constituintes do solo, principalmente nos horizontes superficiais.

Sem imagem
Artigo Agropecuário

O Sofrimento do Solo

A matéria orgânica, tão importante para o fornecimento de nitrogênio, fósforo e potássio, sob a forma de sais solúveis e assimiláveis, imprescindíveis ao desenvolvimento, não apenas da cana-de-açúcar, como de qualquer vegetal, também é total ou parcialmente destruída, transformando-se em carvão finamente dividido que irá, ano após ano, queimada após queimada, se fixando ao solo, reduzindo conseqüentemente a produção, obrigando cada vez mais, ser o local adubado e tratado artificialmente, sem se comentar os malefícios que faz às vias respiratórias dos seres vivos.

Artigo Agropecuário

Lodo de esgoto como fertilizante em culturas anuais: acidez do solo

Em solos com pH próximos à neutralidade a solubilidade de elementos químicos tóxicos às plantas ou aos animais é baixa, e ocorrem condições biológicas favoráveis à decomposição do lodo de esgoto, o que resulta na liberação de nutrientes e na transformação do lodo em húmus, ao qual estão associadas várias melhorias nas propriedades físico-químicas dos solos. Por estas razões a acidez deve ser monitorada, com o objetivo de verificar quando é necessária a calagem, em solos onde se aplica lodo de esgoto.