Ambiente Unidades de Conservação

Estação Ecológica de Águas Emendadas

O Cerrado abriga um extraordinário fenômeno geográfico da dispersão das águas. Vertendo de um mesmo ponto para duas grandes bacias hidrográficas em direção opostas, Tocantins e Paraná.

Envie para um amigo

Região: Centro-Oeste

Estado: Distrito Federal e Goiás

Município: Planaltina

Bioma: Cerrado

Área: 10.547 ha

Criação:  Lei Federal  11.137 (16/06/1988)

Unidade de Proteção Integral

O Córrego Vereda Grande deslizando suas águas cristalinas para o norte, encontra o Rio Maranhão que vai alimentar o caudaloso Rio Tocantins. Para o sul, o Córrego Brejinho engrossa o Córrego Fumal, deste para o Rio São Bartolomeu, depois Corumbá, desaguando no Paranaíba e formando então o Rio Paraná.

A Estação Ecológica de Águas Emendadas situa-se no extremo nordeste do Distrito Federal, na Região Administrativa de Planaltina. A unidade foi criada originalmente como uma reserva biológica quando ainda não contava com a região da Lagoa Bonita, tendo sido incorporada posteriormente e só foi transformada em estação ecológica em 1988.

A estação Ecológica de Águas Emendadas destina-se à realização de pesquisas básicas a aplicadas de Ecologia, à proteção do ambiente natural e ao desenvolvimento da educação conservacionista.

http://www.planaltina.df.gov.br/



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.