Região: Sudeste
Estado: São Paulo
Município: Gália e Alvinlândia
Bioma: Floresta Estacional
Área: 2.178 ha
Criação: Decreto 26.718 (02/06/1987)
Unidade de Proteção Integral
A Estação abriga cinco cachoeiras e lagos naturais. Representa importante remanescente de Floresta Estacional Semidecidual, com exemplares de peroba-rosa, canafístula ou guarucaia e guaraiúva.
Com relevo de colinas amplas, altitudes entre 500 e 690 metros e inverno seco, a unidade conserva, em sua fauna, diversas espécies de mamíferos em extinção, como o mico-leão-preto, a suçuarana, a jaguatirica e o gato-do-mato. Há registros de ocorrências, na área, de mais de 170 espécies de aves.
Como alternativa de interpretação da natureza e educação ambiental, a unidade conta com a Trilha do Paraíso e a Trilha do Cipó, ambas com caminhos interpretativos sobre a vegetação regional.
Atende diariamente a escolares e grupos organizados agendados, com a finalidade de conscientizar os visitantes da importância da preservação do meio ambiente. Atualmente, a unidade recebe apoio do IPE – Instituto de Pesquisas Ecológicas e tem um convênio com o FNMA – Fundo Nacional do Meio Ambiente, o que vem proporcionando um melhor desempenho nas atividades desenvolvidas.
O aceso é feito pela Rodovia SP – 331 – km 186 (placas de sinalização na rodovia), 20km de Gália.
Ambiente Brasil