A consciência ambiental é uma ferramenta chave para a transformação do atual cenário de mudanças climáticas e aquecimento global, trazendo reflexões que embasem acordos internacionais e que estimulem as pessoas a mudarem seus hábitos no cotidiano.
O que é a consciência ambiental?
A consciência ambiental faz parte de uma visualização global e no cotidiano das pessoas quanto a formas que determinados atos podem impactar o meio ambiente e o entendimento de como podemos evitar essas ocorrências.
Por exemplo, ao jogar lixo na rua, você pode impactar diretamente com a poluição naquele local, porém, se realiza a reciclagem do lixo que produz e o destina corretamente, está ajudando a mitigar este dano.
Quando começou a surgir a consciência ambiental
A consciência ambiental passou a receber maior destaque principalmente após os efeitos de escassez de recursos naturais e danos ao meio ambiente em maior escala, vindos como consequência do período da Revolução Industrial.
A partir disso, os países passaram a promover Conferências para articulação de acordos que visam metas de redução, como por exemplo, a redução da emissão de gases do efeito estufa, do uso de combustíveis fósseis e das taxas de desmatamento.
Qual é a importância da consciência ambiental para o nosso planeta
A consciência ambiental vem então como uma forma escalável de buscar reverter o atual cenário, despertando na sociedade a reflexão de que o planeta precisa ser preservado e que ações individuais podem sim fazer a diferença.
A grande questão é que apesar de estar mais visível os impactos humanos ao meio ambiente e a aceleração dos efeitos das mudanças climáticas, a mobilização para reverter este quadro não está diretamente proporcional.
Um exemplo disso é o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), que marca a data em que a demanda sobre a natureza vai além do que o planeta pode regenerar durante um ano.
Este dia, cada ano chega mais cedo. Em 2021 ele aconteceu em 29 de julho, ou seja, anualmente estamos aumentando a pressão nos recursos naturais da Terra, a um tempo anormal para sua reposição na natureza.
Como promover a consciência ambiental no Brasil?
Segundo o World Wide Fund for Nature (WWF), a pegada ecológica brasileira, isto é, a metodologia que contabiliza a quantidade de terra e água para sustentar um individuo é de 2,9 hectares globais por habitante. Este valor é bem próximo a média mundial de pegada ecológica de 2,7 hectares globais por habitante.
Para reduzir a pegada ecológica, a consciência ambiental está diretamente interligada, isto por que, práticas simples no dia a dia podem influenciar nesta quantificação, como por exemplo:
- Otimizar o uso da água;
- Reduzir o uso da eletricidade;
- Reutilizar e reciclar materiais;
- Evitar o excesso no consumo de carne;
- Reduzir o uso de carro;
- Estimular o consumo de produtos locais;
- Aumentar as áreas verdes nas cidades.
Como desenvolver a consciência ambiental nas pessoas
A educação ambiental é um excelente meio para aumentar a consciência das pessoas, promovendo atividades educativas, com aproximação na natureza e trazendo conhecimento prático.
E neste contexto, podem ser abordados diversos temas, como os exemplos a seguir.
- Reciclagem: Ensine sobre a reciclagem de resíduos a conhecidos, pesquise pontos de coleta na cidade e inicie o hábito de reciclar o resíduo que você gera. É importante a consciência que tudo o que é gerado, consumido e depois descartado tem seu tempo de decomposição. Como exemplo, uma única tampinha de garrafa demora de 100 a 500 anos para se decompor.
- Consumismo: Entenda o ciclo produtivo dos materiais que usualmente utiliza, verifique quais recursos naturais são necessários para sua fabricação – como água e madeira – e como os mesmos resultam no produto final. Por exemplo, são utilizados mais de 5 mil litros de água para fabricar uma calça jeans, será que ao comprar uma roupa nova levamos isso em consideração?
- Oceanos: Fale sobre a poluição nos mares, e o que isso pode trazer de dano a vida marinha, as comunidades que dependem da fauna aquática para sobreviver e para a boa qualidade da água que usamos para o nosso próprio lazer.
- Florestas: Crie oportunidades de interação com a natureza que estimulem a consciência ambiental, seja por meio do ecoturismo, participando de plantios voluntários em parques ou criando seu próprio jardim em casa.
- Tudo está interligado: Mostre que o meio ambiente é diretamente influenciado pelas ações humanas, uma sacola plástica que você deixa cair no chão, pode acabar chegando em um rio ou no oceano. Sacolas estas que inclusive levam de 400 a mil anos para se decomporem.
- Futuras gerações: Busque trazer uma maior visualização dos impactos às gerações futuras. A situação atual é fruto dos danos passados e os impactos no presente trarão malefícios a próxima geração.
A conscientização ambiental em maior escala, somente será possível com o aumento da percepção de que, se nossas atividades causam um dano ao meio ambiente que pode se tornar irreparável, o nosso desenvolvimento mais sustentável pode também influenciar na reversão deste cenário. O que fazemos hoje, pode sim ser a diferença.
Maria Beatriz Ayello Leite
Redação Ambientebrasil