O meio ambiente marinho é caracterizado pelos mares, oceanos e as zonas costeiras, formando um complexo e integrado sistema, que possibilita a existência da vida na Terra. Por conta disso, a poluição dos mares pode causar sérios impactos a vida marinha e ao desenvolvimento sustentável.
O que causa a poluição nos mares?
As águas marinhas existentes no globo vêm sofrendo muito com a poluição produzida pelo homem, que já atinge inclusive o Ártico e a Antártida, onde também se apresentam sinais de degradação.
Devido ao grande volume de suas águas, os mares e oceanos há muito tempo vêm sendo usados como depósitos de detritos. É difícil saber a quantidade exata de poluição lançada ao mar, pois todos os dias, os mares recebem toneladas de resíduos – alguns tóxicos, outros nem tanto.
As principais causas da poluição nos mares são:
- Plástico: Produzimos vários tipos de lixo, mas a grande praga dos mares é o plástico. O material tem uma vida útil curtíssima, mas demora centenas de anos para se desfazer, seja no mar, seja na terra. E, dentro do estômago de um bicho marinho, pode fazer um grande estrago, levando-o até à morte. Para uma tartaruga, por exemplo, um saco plástico boiando na água pode parecer uma água-viva – ou seja, comida. Vale ressaltar também que depois se tornam microplástico, que estão sendo encontrados em cada vez mais seres vivos;
- Esgoto: O esgoto (industrial e doméstico) constitui uma das grandes ameaças para a vida marinha e para quem vive no litoral porque age como um fertilizante. O esgoto leva para o mar grande quantidade de matéria orgânica, o que acaba contribuindo para uma explosão do fitoplâncton – uma explosão que, não por acaso, é conhecida por “bloom”.
Maré Vermelha
A vida microscópica cresce de forma desordenada, prejudicando os outros microrganismos marinhos, que ficam sem espaço, sem oxigênio e sem nutrientes. Um dos exemplos mais conhecidos do bloom é a chamada maré vermelha, que resulta da proliferação dos dinoflagelados – um tipo de fitoplâncton que contém pigmento vermelho. Os dinoflagelados produzem substâncias tóxicas que podem causar a morte.
- Petróleo: A poluição dos mares e das zonas costeiras originada por acidentes com o transporte marítimo de mercadorias, em particular o petróleo bruto, contribui, anualmente, em 10% para a poluição global dos oceanos. Todos os anos, 600.000 toneladas de petróleo bruto são derramadas em acidentes ou descargas ilegais, com graves consequências econômicas e ambientais.
Maré Negra
Quando as marés negras, compostas por derramamento de petróleo, atingem a zonas costeiras, os seus efeitos tornam-se ainda mais catastróficos. Além de destruírem a fauna e a flora com elas em contato, provocam enormes prejuízos à atividade pesqueira e tem um forte impacto negativo na atividade turística, já que os resíduos petrolíferos, de remoção difícil, impedem durante muito tempo a utilização das praias.
- Metais pesados: Devemos ainda citar o caso de despejo de metais pesados no mar, altamente tóxicos para os seres vivos, que têm a tendência de se acumular nas cadeias alimentares, aumentando a concentração a cada estágio.
- Ocupação desordenada: O lixo não é o único problema enfrentado pelos oceanos. A ocupação desordenada do litoral está criando outro tipo de poluição: a ambiental, caracterizada pela destruição das restingas e manguezais na costa e pela poluição crescente das praias. Este fator, atrelado a má gestão de resíduos, pode gerar graves problemas ambientais nos oceanos.
O que mais causa a poluição nos mares?
Segundo a Associação Internacional de Resíduos Sólidos (Iswa, na sigla em inglês), entre 60% a 80% de todo o lixo do mar é plástico.
Quais são os prejuízos que essa poluição provoca?
- Praias sujas e impróprias para lazer e pesca;
- Contaminação das águas, principalmente com a presença de coliformes fecais vindos de esgotos não tratados, além de outras bactérias nocivas, prejudicando os animais e o próprio ser humano;
- Ocorrências de resíduos químicos, como cloro, mercúrio, cromo e chumbo, que contaminam os peixes, o ambiente e as pessoas;
- Redução de ambientes de pesca e cultivo das comunidades tradicionais;
- Impacto nas regiões estuarinas, os manguezais, os corais e as baías – locais de procriação de centenas de espécies da fauna marinha. Justamente aí que estão os maiores efeitos da poluição nos mares, com despejo de resíduos e esgotos de cidades próximas, da agricultura e das industrias.
Quantas toneladas de lixo chegam ao mar anualmente?
Um estudo feito pela Associação Internacional de Resíduos Sólidos estimou que 25 milhões de toneladas de resíduos são despejados nos oceanos todo ano. Além disso, 80% desse volume é devido a má gestão dos resíduos sólidos nas cidades.
Vale ressaltar que boa parte destes materiais são resíduos, ou seja, que podem ser reutilizados ou agregados a outros processos produtivos, aumentando seu ciclo de vida.
Qual é a importância dos oceanos para o equilíbrio da Terra?
- Absorvem quase 90% do CO₂ presente na atmosfera;
- Cobrem quase 70% de toda a extensão do planeta Terra;
- São o lar de uma alta diversidade de espécies marinhas;
- Auxiliam na regulação do clima e da temperatura global, sendo essenciais para manutenção da vida na Terra.
Como resolver o problema da poluição nos mares?
- Realizar a separação dos resíduos recicláveis;
- Priorizar produtos que não utilizem embalagens plásticas;
- Utilizar garrafas e copos ecológicos, substituindo as garrafas PET e copos plásticos;
- Aprimorar a gestão de resíduos das cidades, com programas de reciclagem eficientes e com educação ambiental, estimulando a adesão;
- Fiscalizar e regularizar fontes de esgoto (doméstico e industrial) não tratado;
- Aprimorar o zoneamento das cidades, respeitando a zona costeira, juntamente com os mangues e restingas;
- Se fumar, descarte as bitucas em locais apropriados;
- Participar de programas voluntários de coleta de resíduos nas praias;
- Reduzir o consumo e priorizar empresas ambientalmente conscientes.
Maria Beatriz Ayello Leite
Redação Ambientebrasil