Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Callithrichidae
Nome científico: Saguinus imperator
Nome vulgar: Bigodeiro
Categoria: Ameaçada
Características: Animais tipicamente florestais lembram os esquilos pelo seu comportamento e na forma do corpo. Raramente adotam a postura bípede, apoiam-se nas quatro patas e deitam-se nos galhos com a cauda pendente. Suas garras são utilizadas para subir nos troncos e para retirar insetos e larvas do interior dos galhos das árvores. Raramente saltam de uma árvore para outra mas atravessam com agilidade as pontes formadas pelos ramos. Abrigam-se nos ocos dos troncos, mas não constroem ninhos. Possuem domínios definidos e os bandos instalam-se nas proximidades das fruteiras. Utilizam os mesmos galhos e as mesmas árvores durante os deslocamentos. Em geral os machos encarregam-se de transportar os filhos pequenos que se agarram aos pêlos do dorso e às vezes da barriga.
Habitat: Florestas tropicais. Hábito: Diurno. Vivem em grupo de até seis indivíduos. Longevidade: 15 anos. Maturidade: fêmea, 18 meses, macho 24 meses. Reproduzem durante todo ano. A gestação é de quatro a cinco meses. Desmame ocorre em dois meses. Nascem dois filhotes. Na natureza alimentam-se de frutas, vegetais, ovos e insetos. Em cativeiro frutas, carne, ovos e insetos.
Peso: Adulto pesa entre 225 a 900 gramas
Ocorrência Geográfica: Brasil – Amazônia
Cientista que descreveu: Lorini e Persson, 1990
Categoria/Critério: Ameaçado de acordo com a lista oficial do IBAMA. Tráfico de animais e destruição do habitat contribuem com a extinção.
Fonte: MMA/SINIMA