Classe: Aves
Ordem: Stringiformes
Família: Tytonidae
Nome científico: Tyto alba
Nome vulgar: Suindara
Categoria: Vulnerável
Esta espécie é ativa no crepúsculo e à noite, escondendo-se durante o dia. O vôo caracteriza-se por uma série de vagarosas batidas das longas asas, alternadas com planeios e breves períodos parados no ar.
Alimentação: pequenos vertebrados e insetos grandes. Devido à preferência por roedores, que chegam a localizar na escuridão total, a suindara é considerada como um dos controladores das populações de ratos. Para caçar, voa baixo, localiza a presa e lança-se sobre ela prendendo-a com as garras, quebrando-lhe o crânio com o auxílio do bico. A presa pequena é devorada inteira e, a grande, desmembrada. Os restos são digeridos (ossos, penas, pêlos, etc.) são regurgitados sob a forma de pelotas.
Nidificação: os 3 a 7 ovos brancos são postos no substrato ou sobre uma camada de pelotas de regurgitação desagregadas, em sótãos, forros, torres de igrejas, celeiros e cavidades de árvores ou de rochas. Os ovos medem 40 x 32 mm e são incubados por 33 dias, na maior parte do tempo pela fêmea. Neste período ela é alimentada pelo macho e os jovens abandonam o ninho com 9 a 12 semanas de vida.
Hábitat: áreas cultivadas e urbanas.
Tamanho: 36,0 cm
Fonte: USP