Gavião-preto (Spizastur melanoleucus)

Classe: Aves

Ordem: Falconiformes

Família: Accipitridae

Nome científico: Spizastur melanoleucus

Nome vulgar: Gavião-preto

Categoria:  Ameaçado

Características: Espécie de gavião com penacho, apresentando coloração predominantemente branca, manto escuro, pequena máscara negra ao redor dos olhos, íris e tarso amarelos. Tarsos longos totalmente emplumados, unhas formidáveis. Branco níveo (inclusive os calções) com pequena máscara, topete e manto negro, base do bico amarelada. Imaturo: como o adulto, pardo por cima, marcas brancas nas coberteiras alares.

Alimentação: Anfíbios e aves

Tamanho: 560 a 580 mm – Asa 386 mm – Cauda: 245 mm – Bico: 28 mm – Tarso: 117 mm

Comprimento: 56 cm

Ocorrência Geográfica: Habita regiões de floresta e áreas semi-abertas, matas e adjacentes a beira de rios. Brasil setentrional e este-meridional, no Amazonas, Pará, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. Ocorre na região neotropical, tendo uma distribuição que se estende desde o México à Argentina.

Categoria/Critério: Ameaçada. Destruição de habitat; Exploração predatória (caça e perseguição); Populações pequenas.

Cientista que descreveu: Vieillot, 1816

Observações adicionais: Sem referências históricas sobre sua presença em MG. Os únicos dados obtidos em campo nesse estado se referem aos registros em Tejuco, na região norte, localidade próxima ao município de Januária e no Parque Estadual do Rio Doce, em abril de 1993.

Fonte: MMA/SINIMA