Camutanga (Amazona rhodocorytha)

 

Classe: Aves

Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

Nome científico: Amazona rhodocorytha

Nome vulgar: Camutanga

Categoria: Ameaçado

Características: Parte anterior da cabeça de um vermelho vivo que se estende até a base do bico. Loro laranja. Margem da asa verde. Lados da cara e mento amarelos, faces azuis, da nuca ao dorso uma orla estreita e negra formada pelas pontas das pernas e nuca. Espelho alar e nódoas anteapicais da cauda vermelhas, orla olar verde.

Alimentação: Frutas, sementes, bagas, botões de flores e folhas.

Reprodução: deve se iniciar na primavera, com o mês variando com a chegada das chuvas e conseqüente maior disponibilidade de alimentos.

Incubação: Geralmente em 24 dias e os filhotes levam cerca de 34 dias para sair do ninho. Em cativeiro: a postura foi de 4 ovos. A procriação em cativeiro é muito difícil conforme censos do Intenational Zôo Yerbook de 1991 a 1994, registrou o nascimento de 4 indivíduos neste período.

Comprimento: 37 cm

Ocorrência Geográfica: Habita floresta tropical úmida tanto das baixadas litorâneas quanto das regiões altas do interior. Parece ser restrita a floresta primária densa por não se adaptarem as florestas secundárias ou que sofreram desmatamento seletivo. Existem poucos dados a respeito de sua biologia. De Alagoas ao Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais. Mata alta: em serras do mar e baixadas.

Categoria/Critério: Ameaçada. Intenso desmatamento provocado em toda sua área de distribuição; Declínio populacional; Exploração predatória.

Cientista que descreveu: Salvadori, 1890

Observações adicionais: Tamanho populacional reduzido ou em declínio com probabilidade de extinção na natureza em pelo menos 50 por cento em 10 anos ou 3 gerações.

Fonte: MMA/SINIMA