Rede Zeri
A Fundação Zeri Internacional existe há 5 anos, cujo diretor é o Professor Janis Gravitis. No Brasil, a Rede Zeri foi lançada no ano de 1996 e no Paraná em março de 1999. Zeri é uma sigla em inglês para iniciativa de pesquisa em emissão zero. O objetivo é desenvolver modelos produtivos que impliquem em emissão zero de resíduos não aproveitáveis, com a utilização de fontes de energias renováveis.
O IBQP, com TECPAR e outras entidades brasileiras, além dos estudos e apoio feitos pelo Professor Janes Gravitis, querem desenvolver e divulgar para que as empresas, prioritariamente as do Paraná, consigam visualizar as vantagens (em lucro, em produtividade e utilizando tecnologias limpas) da utilização de resíduos (florestais) para a produção de combustíveis e outros produtos.
Dentre alguns projetos e atividades que o Instituto participa, estão:
- Núcleo de Desenvolvimento Sustentável, cujos objetivos são:
Emissão Zero – produtividade total, total aproveitamento dos resíduos.
Capitalismo Natural
Produtividade Sistêmica (regulamentação dos benefícios gerados pelos resíduos)
- Programa Ciclo Brasil – Programa Integrado de Aproveitamento de Resíduos – que tem por objetivo reduzir o desperdício, reduzir os impactos ambientais, aumentar o crescimento econômico e propiciar novos postos de trabalho.
Uma das propostas é criar conglomerados, que são grupos (vilas, moradores) ao redor de empresas que possam ser incentivados e treinados para o aproveitamento rentável dos resíduos, propiciando novas alternativas e novas fontes de renda.
O conceito de resíduo para estas entidades é tudo o que se pode agregar valor, gerando uma nova cadeia produtiva, ao contrário de lixo que é todo o resíduo que não possui valor agregado.
A intenção é criar uma agenda comum (acordo em comum para o desenvolvimento de tecnologias limpas), além de mostrar que o lucro pode ser maximizado ( para as indústrias) e que os danos podem ser minimizados (sociedade e meio ambiente).
Produção Total + inovação = Resíduo zero + Competitividade
Dentro deste contexto existem, hoje, no meio ambiente 3 abordagens:
Abordagem mitigadora (a empresa sabe que existem problemas)
ex: aterros sanitários
Reduzir
Reutilizar
Reciclar
Reprojetar
Remediar
Abordagem sistemática (empresas que sistematizam o problema, sabem que poluem e fazem algo par a melhorar)
Normas ambientais
Sistemas de Gestão Ambiental
Selos Verdes
Uso de tecnologias limpas
Abordagem sistêmica
Formas mais avançadas na busca de novas soluções, novos modelos de produção com o objetivo da emissão zero (busca da produtividade total da matéria prima)
Exemplos de Aproveitamento a partir de Resíduos
Cogumelos medicinais
A produção de cogumelos (Agaricus blazei) a partir de resíduos da Agroindústria – usado para o tratamento de viroses. O Mercado de cogumelo é um mercado emergente (tem crescido por ano 20%).
Em 1965, foi descoberto no Brasil, nas matas da região de Piedade – SP, um cogumelo que foi denominado e “Cogumelo de Piedade”. No Brasil as pesquisas são recentes e pouco divulgadas, mas a procura do Agaricus blazei já se torna grande, devido aos seus potentes efeitos.
O Cogumelo Agaricus blazei é um excelente suplemento alimentar. Em vários países do mundo é usado no tratamento de:
1. Câncer: Efeitos no controle e prevenção de diversos tipos de câncer.
2.Doenças do aparelho respiratório: Bronquite crônica e asma;
3.Doenças do aparelho circulatório: Efeito hipotensivo.
4.Doenças do aparelho digestivo: Úlcera duodenal, úlcera gástrica, gastrite crônica, estomatites, pólipos, lesões cutâneas
5.Aparelho urinário: Cistite, nefrite, insuficiência renal, problemas de próstata;
6.Outras doenças: Alergia, colesterol alto, diabete, inflamação mamária, menopausa, sinusite, renite, eczema, bursite.
– Qualquer pessoa pode consumir, principalmente para previnir doenças.
Contra-indicações: Até hoje não foi constatada nenhuma contra-indicação, porém no início do tratamento, algumas pessoas podem apresentar diarréia temporária, o que deve ser encarado como um fato perfeitamente normal.
O Cogumelo Agaricus blazei é um produto rico em vários tipos de nutrientes, tais como Aminoácidos, Vitaminas B1 e B2, Niacina, Fósforo, Ferro, Ergosterol e, sobretudo, Polissacarídeos como o Beta glucano.
Reciclagem total das embalagens longa vida
O papelão acaba tornando-se uma commoditie, um produto que passa a ter valor no mercado.
Estercos de suínos
O esterco de suíno, hoje, é um grande problema devido a sua descarga nos rios. Com este conceito, passam a ser reaproveitados (produção de um biossistema integrado) e utilizados para a produção de peixes e plantas.
Ambiente Brasil