A energia do hidrogênio tem sido alvo de investimento em pesquisas por ser uma solução promissora em descarbonizar a economia global, principalmente como um combustível, devido a sua abundância e possibilidades de utilização.
Como é produzido o hidrogênio?
O hidrogênio é um dos elementos mais abundantes na crosta terrestre, porém como um gás ele não é encontrado naturalmente, sendo necessário ser fabricado. Por isso, está sempre associado a outros elementos como a água, carvão ou petróleo.
Na forma natural o hidrogênio por ser encontrado em:
- Em sua forma molecular, no ar atmosférico;
- Como composição química em substâncias orgânicas e inorgânicas.
Na água por exemplo, representada pela fórmula H2O (uma molécula com dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio) é necessário quebrar essa molécula para que o hidrogênio seja utilizado como combustível.
Os métodos mais comuns para sua utilização são:
- Eletrólise: método que consiste na passagem de uma corrente elétrica através da água para separação de seus elementos básicos, o hidrogênio e o oxigênio. O hidrogênio é então recolhido no cátodo carregado negativamente e o oxigênio no ânodo positivo;
- Gaseificação: é a produção do hidrogênio para utilização por meio do carvão;
- Reforma a vapor: é o método com menor custo, utilizado em indústrias para separação dos átomos de hidrogênio de átomos de carbono no metano.
Vale destacar que estão sendo estudadas formas de tornar estes processos mais sustentáveis, como por exemplo no processo de quebra por meio da eletrólise, que tem sido analisada a possibilidade de utilização apenas de energias renováveis, como solar e a eólica, para que o modelo seja mais promissor.
O que é energia de hidrogênio e por que ela é importante?
O hidrogênio como gerador de energia é caracterizado como de uma fonte secundária, utilizado para mover, armazenar ou entregar energia para uma fonte que possa ser utilizada com maior facilidade.
Além disso, sua versatilidade pode ser empregada no setor elétrico por funcionar como uma bateria, compatibilizando a produção com a demanda de eletricidade. Nas fontes de energia renovável, como a solar e a eólica, que têm maior variação na geração a depender do sol e do vento, é uma possibilidade interessante.
Vantagens e desvantagens da energia do hidrogênio
As principais vantagens na utilização da energia com hidrogênio são:
- Grande capacidade de armazenamento do hidrogênio;
- Pode ser considerado um combustível com baixo potencial poluidor;
- Alta funcionalidade para geração de energia e aquecimento, podendo ser utilizado em locais mais remotos.
As principais desvantagens na utilização da energia com hidrogênio são:
- A depender do método para a geração de energia com hidrogênio os custos de investimento são altos;
- Por não ser encontrado o hidrogênio isolado na natureza, os processos necessários para sua utilização são mais dispendiosos;
- Implica em custos de transporte e distribuição.
Maria Beatriz Ayello Leite
Redação Ambientebrasil