As iniciativas que reduzem o consumo de plástico podem ser as aplicadas no nosso cotidiano, nas residências, prédios, empresas e industrias.
O índice de reciclagem no Brasil é de apenas 4%, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), índice este considerado extremamente baixo para o país, o que leva diversos materiais que poderiam retornar a cadeia produtiva, ao descarte indevido.
Os principais fatores que levam a este percentual é o baixo engajamento e conscientização dos consumidores para a participação nos programas de reciclagem, além da falta de estrutura disponível aos municípios.
Como diminuir o consumo de plástico em casa?
- Priorize sacolas retornáveis e em caso de uso de sacolas plásticas, faça o reaproveitamento;
- Leve na bolsa o copo ou garrafa retornável, para utilização ao longo do dia;
- Observe as embalagens dos alimentos que consome, priorizando as que possuem menos necessidade de uso de plástico;
- Priorize produtos e cosméticos que se importem com a gestão consciente dos resíduos;
- Pesquise pontos ou coletas de reciclagem na sua cidade e participe com a separação e encaminhamento do resíduo.
Como diminuir o consumo de plástico nas empresas?
- Realize um levantamento prévio dos principais locais, processos e áreas de consumo destes materiais para definir as práticas mais assertivas para a empresa;
- Priorize a aquisição de produtos embalados de forma mais consciente, de fornecedores que se preocupam com a gestão de resíduos;
- Evite utensílios descartáveis, priorizando a aquisição de canecas por exemplo aos colaboradores;
- Incentive a sustentabilidade divulgando as diretrizes da empresa aos colaboradores, clientes e fornecedores;
- Define locais para instalação de coletores seletivos e coloque placas educativas sobre a separação e destinação de cada material;
- Procure no município parcerias com cooperativas locais de reciclagem;
- Realize campanhas de conscientização sobre o uso consciente de materiais plásticos e a importância da correta destinação dos resíduos gerados na empresa.
Maria Beatriz Ayello Leite
Redação Ambientebrasil