Gestão Ambiental

Os gestores ambientais conciliam as necessidades de cada atividade econômica com a crescente exigência de uso equilibrado dos recursos naturais, controlando a utilização de recursos energéticos e matérias-primas de modo a reduzir os custos de produção e a pressão sobre as fontes naturais existentes.

O Bacharel desta área entende da relação entre o homem e o meio ambiente. Sua função principal é garantir o uso racional de recursos naturais, de modo a preservar a biodiversidade. Ele pode trabalhar tanto na cidade quanto no campo, ou em áreas florestais degradadas. Desenvolve e implementa programas de reciclagem e educação ambiental. Analisa o impacto das atividades humanas sobre o solo, a água e o ar e orienta a exploração dos recursos por técnicas menos danosas ao ambiente. É possível ingressar na carreira como tecnólogo.

As seguintes instituições oferecem o curso de graduação em Gestão Ambiental:

PR: Matinhos – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

SP: Jacareí – Faculdade de Educação e Tecnologia Thereza Porto Marques (Faetec)

SP: Piracicaba – Universidade de São Paulo (ESALQ/USP)

DF Planaltina UnB.

MS Dourados UFGD.

RN Mossoró Uern.

RS São Gabriel Unipampa.

SP São Carlos

UFSCar Gestão e Análise Amb.

Dúvida do vestibulando

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS CURSOS DE ECOLOGIA, ENGENHARIA AMBIENTAL E GESTÃO AMBIENTAL?

Ecologia é um curso essencialmente biológico, diferentemente de Engenharia Ambiental e de Gestão Ambiental, que são de cálculo e de administração, respectivamente. A Ecologia é uma área de conhecimento da ciência, da inter-relação dos seres vivos e do meio físico. Já o gestor ambiental desenvolve e executa projetos que visam à preservação do meio ambiente. E o engenheiro ambiental cria e aplica tecnologias para preservar a qualidade da água, do ar e do solo.

Mercado de Trabalho

 Cada vez mais o consumidor cobra das indústrias cuidados na preservação dos recursos naturais, em sua cadeia produtiva. A própria legislação impõe regras mais rígidas no uso da terra, com o Código Florestal. Isso abre perspectivas de trabalho no setor privado, em fazendas, cooperativas e agroindústrias. Mas o bacharel e o tecnólogo encontram espaço, também, em secretarias de meio ambiente e obras, municipais ou estaduais. Nesses órgãos públicos, o profissional é chamado a participar da definição, implantação e fiscalização de políticas públicas. No setor industrial, a maior parte das vagas está nos estados do Sul e Sudeste. Mas há oferta também nas regiões em que a preservação ambiental chama mais atenção, como a Amazônia, no Norte, e o Cerrado, no Centro-Oeste.

O mercado de trabalho para gestores ambientais é amplo e está em expansão. As empresas voltadas para atividades de grave impacto ambiental, como as hidrelétricas, siderúrgicas, mineradoras e petrolíferas são as que mais empregam esses profissionais. Em termos regionais, o estado do Rio de Janeiro é o que vem ofertando maior número de vagas, em decorrência do forte fluxo de investimentos de empresas do setor petrolífero.

Curso

Há poucos bacharelados no país. O currículo possui boa base em ciências da natureza, com disciplinas como física, química, biologia, meteorologia e geologia, juntamente com as ciências humanas. Entre as matérias mais específicas estão geoprocessamento, técnicas de análises de solo, água e ar, legislação ambiental e sistemas gerenciais aplicados à área.

Duração média: 4 anos. 

Outro nome: Gestão e Análise Amb.

A Ufopa, em Santarém (PA), oferece Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Gestão Ambiental, com duração de três anos. Após esse período, o estudante tem a opção de cursar, por mais dois anos, Engenharia Sanitária e Ambiental, recebendo mais um diploma.

O curso tecnológico traz matérias teóricas, como ecologia, educação ambiental, saneamento e planejamento urbano. Mas, também, boa carga de aulas práticas em laboratórios de física, química e biologia. O aluno aprende a analisar problemas ambientais e a desenvolver projetos para a recuperação de ambientes degradados. Trabalho de conclusão de curso e estágio são obrigatórios na maioria das faculdades. 

Atenção: alguns cursos preparam o estudante para atuar diretamente no tratamento de resíduos industriais. Na Furg, em Rio Grande (RS), o curso de Toxicologia Ambiental é focado em métodos e técnicas de análise toxicológica de substâncias. 

Duração média: 2 anos.

Outros nomes: Meio Amb.; Meio Amb. e rec. Hídricos; Toxicologia Amb.

O que você pode fazer

Consultoria

Assessorar empresas e órgãos públicos em projetos de preservação do meio ambiente.

Certificação

Elaborar certificações direcionadas para empreendimentos agrícolas e industriais seguindo as normas estabelecidas pela organização internacional de Normalização (ISO).

Educação ambiental

Planejar programas para conscientizar a população da importância de preservar o meio ambiente.

Planejamento

Elaborar relatórios de impacto ambiental e definir planos para o uso sustentável dos recursos naturais. Implantar, em indústrias, projetos de exploração da natureza usando técnicas não poluentes.

Recuperação

Planejar e executar projetos para a recuperação de áreas que já estejam degradadas.

Ambiente Brasil