Os geofísicos são profissionais responsáveis pela condução de pesquisas acerca da estrutura física da Terra, baseados em teorias e métodos próprios da geologia, física,química, matemática e engenharia. Seus trabalhos desvendam a natureza dos fenômenos sísmicos, elétricos, térmicos, magnéticos e gravitacionais produzidos no globo terrestre, desde as suas camadas mais profundas até a alta atmosfera. Os geofísicos costumam ser graduados em geofísica, geologia, física ou oceanografia epós-graduados em geofísica.
O geofísico estuda a estrutura, a composição, as propriedades físicas e os processos dinâmicos da Terra. Ele investiga os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais e sísmicos do planeta. Com instrumentos e leis da matemática, da física e da química, mede as forças que afetam a superfície, o subsolo e a atmosfera terrestre. Observa e calcula os movimentos de solo e pesquisa a origem e a atividade dos vulcões, a curvatura do planeta e outras características do globo. Detecta e mede a intensidade de terremotos e maremotos, investiga a estrutura das formações rochosas e as propriedades físico-químicas dos mares.
Mercado de Trabalho
“Entre 90% e 95% do mercado de geofísica está relacionado ao petróleo”, diz Arthur Ayres Neto, coordenador do curso de Geofísica da UFF. Mas surgem novas perspectivas em áreas como a ambiental e de mineração submarina. Esta última é estimulada por um programa do governo para reconhecimento dos recursos minerais marinhos. Outra grande área de atuação do profssional é a mineração. O setor de petróleo se concentra no Rio de Janeiro, mas há outras empresas que demandam esse profissional nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina.
Curso
Matemática, física e geologia são a base do currículo. Entre as disciplinas profissionalizantes estão prospecção de água, de petróleo e de recursos minerais. Fique preparado para muitas aulas envolvendo computação e para exercitar os neurônios com cálculos e mais cálculos – eles estão presentes durante todo o curso. Há várias atividades práticas, tanto em campo quanto em laboratório. Elas são fundamentais na formação de profissionais aptos a trabalhar com monitoramento ambiental, na construção civil e na indústria do petróleo. Se você se interessa por esta última área, pode cursar também Engenharia de Petróleo.
Duração média: 4 anos.
O que você pode fazer
Construção Civil
Estudar as características do solo antes do início de uma obra. Localizar dutos de água e de gás para implantar novas tubulações em terrenos e loteamentos.
Geofísica Ambiental
Investigar a degradação do solo e a poluição de lençóis de água subterrâneos ou de superfície. Analisar o impacto ambiental de grandes obras, como estradas, túneis do metrô ou reservatórios de água.
Geofísica Fundamental
Desenvolver pesquisas nas áreas de gravimetria (distribuição de massa da Terra), geodinâmica (deformações da crosta), geomagnetismo (campo magnético terrestre), geotermia (fenômenos térmicos que ocorrem no interior do planeta) e sismologia (abalos sísmicos).
Geofísica e Engenharia do Petróleo
Levantar e analisar informações em busca de reservas petrolíferas e acompanhar sua exploração ao lado de uma equipe multidisciplinar.
Mineração
Coletar dados em campo e, depois, analisá-los e processá-los em laboratório e computadores para localizar reservas minerais.
Há cursos de graduação e pós-graduação em geofísica no país, mantidos pelas seguintes universidades públicas:
BA: Salvador – UFBA
SP: São Paulo – USP
Belém UFPA.
RJ Niterói UFF. RN Natal UFRN. RS Caçapava do Sul Unipampa.
Ambiente Brasil
guiadoestudante.abril.com.br