Prêmio Bramex Ambiental

 

O início do século vinte e um pauta-se por grandes transformações na ordem geopolítica mundial e, desta forma, a agenda internacional passa a incluir novos temas, sendo que a questão ambiental é priorizada, uma vez que a preservação do meio ambiente também inclui o desenvolvimento sustentável e a inclusão social das populações mais pobres e sua relação com o meio em que interfere e simultaneamente é influenciada. A BRAMEX – Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-México, na qualidade de representante e agente de intercâmbio entre dois grandes países periféricos em desenvolvimento, instituiu o Prêmio Bramex Ambiental, considerando que as discussões relativas ao meio ambiente no contexto da Agenda 21 Internacional é de fundamental importância aos países da América Latina, seja em relação ao desenvolvimento sócio-econômico sustentável, seja em relação ao patrimônio natural e cultural da região. Transmitir uma mensagem sobre responsabilidade ecológica para a sociedade, através da valorização de iniciativas próprias de implantação e desenvolvimento de mecanismos de desenvolvimento limpo promotoras da consciência e responsabilidade ambiental entre os funcionários, serão premiadas pela originalidade e eficácia de impacto positivo que gerarem.

 

Objetivos:

A BRAMEX – Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-México reconhecerá o mérito de iniciativas de empresas que implantaram e desenvolveram mecanismos de desenvolvimento limpo, reduzindo o impacto ambiental derivado de sua ação produtiva e promovendo a responsabilidade ambiental entre seus funcionários.

 

Categoria:

Poderão participar as instituições da iniciativa privada – implantação de mecanismos de produção limpos ou com auto-sustentabilidade (reciclagem, eliminação de resíduos, etc) em duas categorias: Empresas associadas à BRAMEX, Câmara da Indústria, Comércio e Turismo Brasil-México e Empresas não associadas à BRAMEX, Câmara da Indústria, Comércio e Turismo Brasil-México.

 

Premiação:

Os projetos inscritos serão avaliados por um júri especialmente convidado, cabendo ao mesmo destacar os 3 (três) melhores projetos de cada categoria. Os melhores trabalhos em cada uma das duas categorias receberão uma escultura ícone do prêmio, um certificado e a ampla divulgação na mídia. Os projetos colocados em segundo e terceiro lugares em cada uma das duas categorias receberão os certificados e a devida divulgação na mídia.

Os candidatos vencedores autorizam desde já os realizadores a divulgarem, por qualquer meio e sem limite de prazo, os projetos das entidades proponentes, de maneira parcial ou integral.

 

O júri será formado por pessoas de reconhecida competência no conhecimento e avaliação de projetos e iniciativas de caráter ambiental, convidados pelos realizadores. Os membros do júri terão completa e total autonomia para a sua tomada de decisões, não cabendo recurso de qualquer tipo às mesmas.

 

A entrega do prêmio será na cidade de São Paulo e será exigida a presença dos responsáveis pelas inscrições dos projetos premiados. Os projetos não selecionados não serão divulgados nem devolvidos aos candidatos, ficando à disposição para consultas na sede da BRAMEX – Câmara da Indústria, Comércio e Turismo Brasil-México. Aos responsáveis pelos trabalhos premiados recomenda-se a elaboração, às suas expensas, de um resumo do mesmo em vídeo VHS, de no máximo 5 minutos, para a apresentação no evento de entrega dos prêmios.

 

Inscrições:

Os trabalhos concorrentes deverão ser inscritos na forma de entrega em 2 (duas) vias de igual teor de um relatório impresso contendo:

Primeira página: Ficha de Inscrição (colar o original que acompanha o folheto ou colocar cópia fidedigna da mesma, que pode ser encontrada nos sites do realizador, patrocinadores e apoiadores.

Segunda página: Resumo Executivo

Terceira página: Descrição dos Objetivos

Quarta a sexta páginas: Desenvolvimento : apresentando o projeto em si

Sétima página: Resultados.

Havendo necessidade de anexar materiais que fujam às dimensões de um relatório impresso, tais como fitas de vídeo, materiais impressos e materiais com volume, o candidato deverá proceder da seguinte maneira:

a) identificar, na Ficha de Inscrição, a existência destes anexos;

b) identificar cada material anexo com o nome do projeto e do candidato proponente;

c) enviar todos os materiais na mesma embalagem postal.

O responsável pelo projeto, identificado na Ficha de Inscrição, assumirá total responsabilidade pelo conteúdo e veracidade do material entregue. Realizada a inscrição, sob hipótese alguma, não serão mais aceitas modificações nos projetos inscritos. O realizador se reserva o direito de solicitar informações complementares sobre os projetos inscritos, a qualquer tempo e a seu juízo. Não serão aceitas inscrições que:

a) não preencham os requisitos identificados neste Regulamento

b) por seu conteúdo, desrespeitem a legislação vigente ou ofendam a moral e os bons costumes.

 

Disposições Gerais:

O realizador se reserva o direito de modificar as datas constantes neste Regulamento, por motivos de força maior.

Os projetos vencedores poderão ser divulgados livremente pelos autores, a partir da divulgação oficial dos resultados, desde que citando o nome ou a logomarca do Prêmio BRAMEX AMBIENTAL.

A inscrição de um projeto significa a aceitação integral desse Regulamento. A diretoria da BRAMEX – Câmara da Indústria, Comércio e Turismo Brasil-México é órgão decisório final em qualquer manifestação de dúvida em relação a este Regulamento e a qualquer outro assunto relacionado a esse Prêmio.

 

Fonte: www.abpol.com.br/pagina_1.htm