Ambiente Ecoturismo

São José - SC

Localizada no litoral catarinense, São José foi a quarta cidade fundada no Estado. As praias e os antigos casarões são seus principais atrativos turísticos. Dentre os pontos turísticos naturais, destaque para o Balneário de Guararema, para a Pedra Branca e o Balneário da Pedreira, com inúmeras opções para a prática de esportes ao ar livre.

Envie para um amigo

Há também pontos culturais que merecem uma visita, como a Casa da Câmara e cadeia, construção do século 19, e o solar da Guarda Nacional, datado de 1722, intacto em sua construção original. Hoje, o solar abriga ainda o Museu Histórico e a Biblioteca Pública Municipal.

 

História e Cultura

Em 1750, cerca de 180 casais de açorianos fundaram São José da Terra Firme. Devido ao rápido crescimento, São José tornou-se importante centro no cenário catarinense, fazendo com que o governo o elevasse à categoria de Freguesia, em 1756. A 1º de março de 1833, São José já se destacava como um centro comercial importante, razão pela qual o Governo decretou sua elevação a Vila e, logo após o Município de São José. Havia então 21.541 habitantes, dos quais 18.969 livres e 2.572 escravos, contando a vila com 82 engenhos. Passaram-se 244 anos e São José conta hoje com aproximadamente 200.000 habitantes.

 

Clima

Subtropical. A temperatura média é um pouco mais elevada do que nas cidades no interior do estado.

 

Vegetação e relevo

Predomínio de vegetação rasteira (gramíneas), com alguns pinhais e araucárias.

A cidade está na parte continental de Florianópolis, banhada pelas baías norte e sul, onde, recentemente, fora construído um aterro.

 

Alimentação

A cidade dispõe de inúmeras opções de restaurantes, lanchonetes e pizzarias.

 

Hospedagem

Os turistas que chegam a São José costumam se hospedar em hotéis aconchegantes na avenida Presidente Kennedy e nas ruas Altamiro di Bernardi Elizeu di Bernardi e Leoberto Leal.

 

Dicas gerais

Não se atreva a seguir nenhuma trilha sem que haja algum guia ou uma pessoa que conheça a região. Em determinados momentos, a trilha para a Pedra Branca se intensifica, e caso se perca, será difícil manter a calma. No mesmo local, é possível fazer rapel, com uma linda vista. Mas chega-se a uma mata, onde você terá que subir de volta pela trilha. Preste atenção na ancoragem da corda. Esta atividade ali requer muita experiência.

 

Atrações

Balneário da Guararema: Caminhada com uma linda vista do mar e da Ilha de Florianópolis.

Parapente e Vôo Livre: Em Santo Amaro da Imperatriz há o Morro do Parapente e Vôo Livre: com 694 metros de altura, possui uma excelente vista. Pode ser visitado apenas para apreciar o visual ou para a prática de vôo livre.

Salto do Rio Cubatão: uma queda de 10 metros, cercada de vegetação e rochas.

Pedra Branca: Através de uma difícil trilha, chega-se ao topo da Pedra Branca. O visual encanta qualquer um, com seus 450 metros de altura com trilhas ecológicas e um rio de águas claras, com uma piscina natural

Trekking pelas Cachoeiras: As cachoeiras do Retiro e da Cobrinha de Ouro formam um conjunto de piscinas naturais, com a Mata Atlântica de fundo. Uma verdadeira pintura.

Vela: Com praias lindas e enseadas protegidas dos ventos, esse lugar é também muito procurado por velejadores.

 

http://webventura.estadao.com.brSão



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.