Goiás – GO

Mais de 500 tons de areia colorida, utilizada por artistas plásticos, já foram retirados da serra. A região é uma das mais antigas formações rochosa do planeta, nome dado devido o reflexo do sol nos paredões de pedra e foi reconhecida pela Unesco em 2001 como Patrimônio Histórico da Humanidade (World Heritage).

 

História e Cultura

Goiás foi uma das primeiras cidades fundadas na época do Brasil colonial, por volta de 1682. Após a descoberta das Minas Gerais e as minas de Cuiabá no século XVII, surgiu a idéia de que poderia haver ouro entre os dois pontos, mais especificamente na cidade de Goiás. Dessa forma, Anhanguera comandou a invasão das minas dos índios goiases e o ouro foi extinto rapidamente. Em 1722, chega à região o filho de Anhanguera, de mesmo nome, com João Leite Ortiz de Camargo para lançar em 26 de julho de 1727, a capela de Sant’Ana como marco oficial da Vila de Sant’Ana. Em 1732, o lugar passou a se chamar Vila Boa de Goyaz, em homenagem aos habitantes nativos. Em 1744 a comarca de Goyaz se separou de São Paulo e tornou-se capitania Geral, tendo como capital Vila Boa. Já em 1818, Vila Boa foi elevada à categoria de cidade, com o nome de Cidade de Goiás, passando a ser a capital do estado, título que carregou até 1937, quando o governo se mudou para Goiânia. . Com o esgotamento da era dourada, em fins do século XVIII, a cidade concentrou suas tradições na arte e cultura, com sarais, jograis, artes plásticas, literatura, arte culinária e cerâmica – além de um ritual único no Brasil, a Procissão do Fogaréu, realizada na Semana Santa.

 

Clima

O clima da região se define distintamente em duas épocas: Inverno seco nos meses de maio a setembro, com ausência quase total de chuvas e verão chuvoso, com abundância de águas nos meses de outubro a abril. A temperatura média anual é de 23 graus.

 

Vegetação e relevo

Consiste em mata de cerradão, com cerrado rupestre e plantas endêmicas como a Papyrus Arnica Peaphalantos.

O município fica rodeado de colinas o que lhe confere um bonito visual e a sensação de estar protegida. Consiste em um maciço de arenito e quartzito que se estende por cerca de 800km e emenda com a Serra dos Pirineus, do Caiapó e com a Chapada dos Veadeiros.

 

Alimentação

No centro de Goiás existem diversos restaurantes, bem como na Praça do Coreto e no Mercado Municipal, que servem desde pratos à la carte, pizzas e lanches. No Balneário Santo Antônio funciona um bar-restaurante

 

Hospedagem

Existem diversos hotéis e pousadas com boa infra-estrutura, localizados no centro de Goiás. Existem alguns hotéis fazenda, afastados do centro da cidade, que oferecem conforto e tranqüilidade, além de estarem mais próximos à Serra Dourada e às atrações dos arredores de Goiás.

 

Dicas gerais

Para fazer os passeios e as visitas às atrações é recomendável que se contate um operadora ou guia local para melhor aproveitar as atrações que o local oferece para os turistas.

 

Atrações

Balneário Santo Antônio: Localizado a seis quilômetros da cidade de Goiás, lá existem pequenas quedas d’água espalhadas por trilhas, como o Poço do Sucuri e a Pedra Preta. O Balneário é uma área particular de turismo ecológico e lá funciona um bar e restaurante.

Cachoeira das Andorinhas: No local há uma queda d’água com aproximadamente 15 metros de altura. Na sua base existe uma pequena gruta, local excelente para massagem natural. O local fica a 7 Km da cidade de Goiás e pode ser acessada por uma estrada atrás da Igreja Santa Bárbara.

Morro do Canta Galo: O local é uma espécie de mirante, de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade e avistar ao fundo a Serra Dourada. Para acessar é necessário subir por uma trilha com degraus de pedra, saindo pela Igreja Santa Bárbara.

Parque Estadual da Serra Dourada: Situado no Platô da Serra Dourada, com caminhada por entre labirintos (Cidade de Pedras), rochas de arenito sobreposto, vegetação rasteira, plantas endêmicas e cerrado rupestre.

Para chegar ao local é necessário chegar à uma trilha de aproximadamente 40 minutos de caminhada do centro a cidade. Para atingir o topo gasta-se em média 1h30 por uma estrada íngreme, que pode ser feita a pé, ou com veículos off-road. No solo da Serra Dourada os artistas costumam retirar areia colorida para elaborar trabalhos artísticos.

Parque Estadual de Terra Ronca: Simplesmente sensacional, proximo a Posse(GO) sentido Guarani de Goias (GO)aos pes da SERRA GERAL, a maior concentração de cavernas do Brasil em um ambiente quase inospto . Não existe infra estrutura, somente 02 pousadas onde a melhor e a São Mateus (Sr Paulo) e o melhor guia (indispensável) que é o Renato. Pura aventura e adrenalina!!!

Rio Bagagem: Esse rio é um afluente do Rio Parnaíba e é propício para a prática de Bóia Cross. A nascente do Bagagem pode ser acessada através de uma trilha.

Vale das Pedras: Para acessar é necessário seguir sentido Balneário Santo Antônio até a região conhecida como cascalheira. O Vale das Pedras situa-se próximo ao pé da Serra Dourada e é um ótimo lugar para banho com grande beleza cênica.

 

http://webventure.estadao.com.br