Sem imagem
Regiões Hidrográficas

Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia

Uma atividade econômica da região exige, em particular, água de boa qualidade: a pesca esportiva. As 300 espécies de peixes da bacia têm atraído cada vez mais pescadores ao rio Araguaia e adjacentes.

Regiões Hidrográficas

Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental

A Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental está situada, basicamente, no Maranhão e numa pequena porção oriental do estado do Pará. Sua área é de 274.301 km², aproximadamente 3,2% da área do Brasil, sendo que cerca de 9% dessa área pertencem ao Estado do Pará e os restantes 91% ao Estado do Maranhão.

Regiões Hidrográficas

Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental

A Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental tem uma importância singular em relação à ocupação urbana ao contemplar cinco importantes capitais do Nordeste, regiões metropolitanas, dezenas de grandes núcleos urbanos e um parque industrial significativo. Nesse cenário, destaca-se o fato de a região abranger mais de uma dezena de pequenas bacias costeiras, caracterizadas pela pequena extensão e vazão de seus corpos d’água.

Sem imagem
Regiões Hidrográficas

Região Hidrográfica do Uruguai

No oeste catarinense, as águas também são contaminadas com freqüência por resíduos descartados por abatedouros de porcos e aves, bem como efluentes, em geral, de plantações de arroz.

Sem imagem
Recursos Hídricos

Hidrografia do Brasil

A rede hidrográfica brasileira tem elevadas condições de umidade na maior parte do território nacional, sendo considerada como a mais densa do planeta.

Sem imagem
Regiões Hidrográficas

Região Hidrográfica Costeira do Sul

A poluição pelo despejo de esgotos e efluentes industriais não-tratados é particularmente grave nas sub-bacias dos rios Itajaí e Guaíba – nas cidades de Joinville (SC), da Grande Porto Alegre e Pelotas (RS), além dos vales dos Sinos e do Gravataí.

Sem imagem
Regiões Hidrográficas

Região Hidrográfica do Paraná

Além de abastecer as cidades, as fábricas e o campo, a água dessa bacia também é empregada na geração de energia elétrica e no transporte hidroviário. Ali está uma das principais hidrovias brasileiras, a Tietê-Paraná, que