Doenças, Agente causador e forma de contágio.
A falta de saneamento básico também compromete o meio ambiente, impactando diretamente na qualidade da água.
A ocorrência da hantavirose se deve principalmente a distúrbios ecológicos, destacando-se desmatamentos, alterações em ecossistemas associados ao comportamento econômico, social e cultural do homem
Da forma em que existem atualmente, os sistemas urbanos são artificiais, imaturos e ineficientes em termos energéticos. Precisam da importação de grandes volumes de energia e alimento para a sua manutenção, e por isso não se auto-sustentam.
O toxoplasma é um parasita que tem um ciclo de vida tanto nos gatos, onde se reproduzem (e são eliminados pelas fezes), quanto no homem, aves, bois, ovelhas, porcos, cabras, animais silvestres, cães e gatos e no ser humano podendo provocar doenças.
É indiscutível que a ocupação desordenada das áreas urbanas desprovidas de infra-estrutura adequada tende a aumentar em magnitude e rapidez a ocorrência das inundações.
Os grandes centros urbanos, enfrentam o desafio de garantir um habitat saudável aos seus habitantes. Entre estes desafios, destaca-se o controle da população de pequenos animais, que vivem e sobrevivem em relação direta com as condições do meio ocupado pelo homem.