Roraima – HIdrovias e Portos

Acesso

RodoviĆ”rio: BR-364 (CuiabĆ” – Porto Velho) e BR-425 (Porto Velho- GuajarĆ”- Mirim). 

Fluvial: rio Madeira. A navegação fluvial no Estado de Roraima, estĆ” limitada ao rio Branco e, ainda assim, com baixa eficiĆŖncia.  A navegação regular somente ocorre no trecho foz (rio Negro/CaracaraĆ­), com cerca de 440 km de extensĆ£o. Neste segmento, o rio Branco apresenta calado mĆ”ximo de 5,0 m no perĆ­odo de cheias e mĆ­nimo de 0,7 m, no perĆ­odo de estiagem.

A largura varia entre 700 e 4 mil metros, com curvas pouco pronunciadas. Ɖ grande a variação de profundidades, uma vez que Ć© muito freqüente o desmoronamento de barrancas, resultando na formação de inĆŗmeros bancos de areia, destruindo e alterando freqüentemente o canal navegĆ”vel. 

O porto de CaracaraĆ­ encontra-se desativado, dadas as precĆ”rias condiƧƵes do cais. A movimentação Ć© feita diretamente nas barrancas do rio, o que dificulta as operaƧƵes de embarque/desembarque. O trecho CaracaraĆ­ – Boa Vista, com extensĆ£o de aproximadamente 150 km, se desenvolve em zona encachoeirada nos primeiros 14 km, num desnĆ­vel de 7,5 m, conhecida como Corredeiras do Bem Querer. 

Redação Ambiente BRasil