Programa de Controle da Contaminação Ambiental decorrente da Suinocultura no Estado do Paraná

O Programa de Controle da Contaminação Ambiental Decorrente da Suinocultura no Estado do Paraná tem como foco de atenção uma atividade que não apenas é de grande importância regional para sustentar a produção rural, manter a estrutura fundiária e assegurar o coeficiente de proteína animal na dieta alimentar. Essa é uma atividade que apresenta firme expectativa de crescimento, devido a uma crescente pressão de demanda, não só no mercado nacional, mas também principalmente internacional. Mas a prosperidade econômica do setor convive com um imenso passivo ambiental, com impactos negativos diretos sobre o ativos ambientais água e solos.

q

São débeis as perspectivas de que, de modo inteiramente autônomo e espontâneo, a suinocultura regional implemente novos métodos sustentáveis de produção e processos tecnológicos ambientalmente corretos. A matriz econômica vigente na suinocultura alimenta uma situação de crônica inadimplência quanto às exigências da legislação ambiental brasileira e a torna permanentemente ameaçada de inviabilizar-se pelos impactos ambientais nocivos dela decorrentes.

O Programa de Controle da Contaminação Ambiental Decorrente da Suinocultura no Estado do Paraná visa implementar uma ação exemplar, de forte conteúdo demonstrativo, para a implantação no Estado do Paraná de uma gestão ambientalizada da produção suinícola. Ele caracteriza-se prioritariamente por propor linhas de intervenção direta nas propriedades suinícolas, que visam garantir a reversão deste quadro, com base em:

  • ações corretivas no manejo zootécnico, que visam gerir os eventos geradores de efluentes e resíduos e controlar os desperdícios de água e rações;
  • relocações de instalações produtivas localizadas em áreas de reservas legais;
  • adequações, hidráulica e arquitetônica, de instalações ambientalmente precárias;
  • implantação de processos de tratamento sanitário de efluentes e resíduos para um manejo ambientalmente adequado de dejetos e resíduos visando sua valorização para uso agrícola,

O Programa também se caracteriza por demandar ações de várias instituições públicas e particulares, visando integrá-las num processo cooperativo complexo. A melhoria da qualidade das águas em seis bacias hidrográficas onde há forte presença é o principal resultado ambiental buscado pelas intervenções a serem implementadas, com significativos benefícios sociais para as populações municipais que delas se servem.

Fonte: MMA (Ministério do Meio Ambiente) e SEMA/PR (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos)