Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Urbano

Poluição Urbana

Os poluentes provêm de várias fontes, algumas emitidas diretamente de veículos automotores, outras formadas indiretamente através de reações fotoquímicas no ar.

Envie para um amigo

 

 

q

A poluição atmosférica, nas regiões urbanas, tem aumentado devido à crescente atividade industrial e ao aumento do número de veículos motorizados em circulação. A qualidade do ar urbano tem causado sérios problemas às condições de vida das pessoas, das plantas e dos animais que vivem nas cidades e arredores.

Elevadas concentrações de poluentes advindos de atividades industriais e do processo de descarga da combustão de veículos automotores, partículas sólidas em suspensão, gotículas de óleo expelidas pelos motores, altas concentrações de CO, CO2 e SO2 e compostos de Flúor e Cloro são algumas das causas da baixa qualidade do ar.

Estes poluentes provêm de várias fontes, algumas emitidas diretamente de veículos automotores, outras formadas indiretamente através de reações fotoquímicas no ar.

 

Principais poluentes atmosféricos

 

Poluentes Principal Fonte O que causa
NO2  Escape dos veículos motorizados  Problemas respiratórios
 Centrais termoelétricas
 Fábricas de fertilizantes, de explosivos ou de ácido nítrico
SO2  Centrais termoelétricas  Problemas respiratórios, irritação nos olhos, problemas cardiovasculares
 Petróleo ou carvão
 Fábricas de ácido sulfúrico
Partículas em suspensão  Escape dos veículos motorizados  Problemas respiratórios, irritação nos olhos, problemas cardiovasculares
 Processos industriais
 Centrais termoelétricas
 Reação dos gases poluentes na atmosfera
CO  Escape dos veículos motorizados  Problemas respiratórios, intoxicações, problemas cardiovasculares.
 Alguns processos industriais  Na exposição prolongada: aumento do volume do baço, hemorragias, náuseas, diarréias,  pneumonia, perda da memória e outros males
 Fumaça de Cigarro
Pb (Chumbo)  Escape dos veículos motorizados (gasolina com chumbo)  Efeito tóxico acumulativo
 Incineração de resíduos  Anemia e destruição de tecido cerebral
O3 (Ozônio)  Formados na atmosfera devido à reação de óxidos de  azoto, hidrocarbonetos e luz solar.  Irritação nos olhos
 Problemas respiratórios (reação inflamatória das vias aéreas)

 

Nas plantas, os poluentes prejudicam o processo químico. Danos na membrana celular, interferência no mecanismo de abertura e fechamento de estômatos e corrosão da cutícula das folhas e acículas são alguns dos efeitos dos poluentes químicos.

Geralmente, os poluentes do ar que causam danos às plantas são gasosos, como os óxidos de nitrogênio, dióxido de enxofre, hidrocarbonetos e substâncias foto-oxidantes. O efeito é direto ou indireto sobre as plantas e depende de sua concentração e período de exposição.

Quando as plantas estão sujeitas a altas concentrações de poluentes, sofrem danos agudos, com sintomas exteriormente visíveis: despigmentação da clorofila, descoloração das folhas, necrose de áreas de tecido e órgãos ou a morte. Com baixas concentrações de poluentes, não há, de início, nenhum envenenamento exteriormente visível. Mas mudanças químicas, bioquímicas, estruturais e funcionais podem ocorrer (entupimento dos estômatos, alterações na fisiologia da planta), além da susceptibilidade a pragas e doenças.

Calcula-se que 60% da poluição atmosférica nas regiões das grandes cidades sejam decorrentes dos veículos automotores. Outras fontes problemáticas são indústrias e queimadas, agravadas pelas condições climáticas.

Dos gases emitidos pelos veículos automotores, 99,9% são inofensivos, mas 1% é altamente ofensivo ao homem e ao meio ambiente. Considerando o aumento de veículos nas cidades (em 2000 o número de veículos foi de 500.000.000 no mundo), este 1% é extremamente significativo.

 

Redação Ambiente Brasil



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2011 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.