Ambiente Unidades de Conservação

Estação Ecológica de Caetetus

Localiza-se nos municípios de Gália e Alvinlândia. É banhada pelos córregos, Comprido, Barreiro e da Lagoa, formadores do Rio São João que, por sua vez, deságua no Paranapanema.

Envie para um amigo

Região: Sudeste

Estado: São Paulo

Município: Gália e Alvinlândia

Bioma: Floresta Estacional

Área: 2.178 ha

Criação: Decreto 26.718 (02/06/1987)

Unidade de Proteção Integral


A Estação abriga cinco cachoeiras e lagos naturais. Representa importante remanescente de Floresta Estacional Semidecidual, com exemplares de peroba-rosa, canafístula ou guarucaia e guaraiúva.

Com relevo de colinas amplas, altitudes entre 500 e 690 metros e inverno seco, a unidade conserva, em sua fauna, diversas espécies de mamíferos em extinção, como o mico-leão-preto, a suçuarana, a jaguatirica e o gato-do-mato. Há registros de ocorrências, na área, de mais de 170 espécies de aves.

Como alternativa de interpretação da natureza e educação ambiental, a unidade conta com a Trilha do Paraíso e a Trilha do Cipó, ambas com caminhos interpretativos sobre a vegetação regional.

Atende diariamente a escolares e grupos organizados agendados, com a finalidade de conscientizar os visitantes da importância da preservação do meio ambiente. Atualmente, a unidade recebe apoio do IPE - Instituto de Pesquisas Ecológicas e tem um convênio com o FNMA - Fundo Nacional do Meio Ambiente, o que vem proporcionando um melhor desempenho nas atividades desenvolvidas.

O aceso é feito pela Rodovia SP - 331 - km 186 (placas de sinalização na rodovia), 20km de Gália.

Ambiente Brasil



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.