Ambiente Unidades de Conservação

Estação Ecológica de Aiuaba

Esta unidade foi criada para preservar ambientes naturais representativos do ecossistema de Caatinga, bem como propiciar o desenvolvimento de pesquisas científicas.

Envie para um amigo

Região: Nordeste

Estado: Ceará

Município: Sertão dos Inhamuns

Bioma: Caatinga

Área: 11.525 ha

Criação: Decreto (06/02/2001)

Unidade de Proteção Integral

Possui clima tropical austral do Brasil setentrional semi-árido, mediano a muito forte. Situada numa das áreas mais secas, a sudoeste do estado, Aiuaba apresenta uma média de precipitação em torno de 560 mm anuais, com precipitação máxima oscilando entre 750-1000 mm. A temperatura média é de 23ºC.  A região está localizada na bacia sedimentar do meio-norte, nos Planaltos da Ibiapaba.

A área é composta de serras baixas, apresentando um relevo acidentado em certos trechos e suavemente acidentado ou aplainado em outros. Apresenta solos brunos não-cálcicos, além de planosolos e  latosolos.  As fisionomias encontradas na Estação são a "savana estépica arborizada e florestada".

A Vegetação de Caatinga arbórea e sub-arbórea densa,  quase não foi alterada pela ação humana, com exceção de algumas roças. Destacam-se entre as espécies arbóreas, a braúna, a aroeira, o angico, o pereiro, o cumaru, que ao lado de diversas cactáceas compõem a cobertura vegetal.

A Estação Ecológica de Aiuaba está situada no Estado do Ceará, no Sertão dos Inhamuns. A área é representada por alternâncias pontuais de relevos acentuados e trechos acidentados e aplainados.

A vegetação típica da Caatinga, representada na área, continua intacta. Em alguns locais, ela torna-se esparsa, apresentando solo desnudo com a ocorrência de espécies arbustivas típicas. Há também uma grande quantidade de plantas xerófitas adaptadas à falta de água, já que a rede hidrográfica é intermitente e o regime torrencial de chuvas é muito curto.

A avifauna da região é limitada em função do grande período de estiagem. Merece destaque a pomba-de-bando, ameaçada pela caça profissional, que busca abrigo nesta Unidade de Conservação, durante seu período de reprodução.

Ibama - www.ibama.gov.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.