Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Energia

Resíduos e seu Aproveitamento

O objetivo é desenvolver modelos produtivos que impliquem em emissão zero de resíduos não aproveitáveis, com a utilização de fontes de energias renováveis.

Envie para um amigo

Rede Zeri            

A Fundação Zeri Internacional existe há 5 anos, cujo diretor é o Professor Janis Gravitis. No Brasil, a Rede Zeri foi lançada no ano de 1996 e no Paraná em março de 1999. Zeri é uma sigla em inglês para iniciativa de pesquisa em emissão zero. O objetivo é desenvolver modelos produtivos que impliquem em emissão zero de resíduos não aproveitáveis, com a utilização de fontes de energias renováveis.

O IBQP, com TECPAR e outras entidades brasileiras, além dos estudos e apoio feitos pelo Professor Janes Gravitis, querem desenvolver e divulgar para que as empresas, prioritariamente as do Paraná, consigam visualizar as vantagens (em lucro, em produtividade e utilizando tecnologias limpas) da utilização de resíduos (florestais) para a produção de combustíveis e outros produtos.

 

q

 

 

 

 

 

 

Dentre alguns projetos e atividades que o Instituto participa, estão:

  • Núcleo de Desenvolvimento Sustentável, cujos objetivos são:

Emissão Zero - produtividade total, total aproveitamento dos resíduos.

Capitalismo Natural

Produtividade Sistêmica (regulamentação dos benefícios gerados pelos resíduos)

  • Programa Ciclo Brasil – Programa Integrado de Aproveitamento de Resíduos – que tem por objetivo reduzir o desperdício, reduzir os impactos ambientais, aumentar o crescimento econômico e propiciar novos postos de trabalho.

 

Uma das propostas é criar conglomerados, que são grupos (vilas, moradores) ao redor de empresas que possam ser incentivados e treinados para o aproveitamento rentável dos resíduos, propiciando novas alternativas e novas fontes de renda.

O conceito de resíduo para estas entidades é tudo o que se pode agregar valor, gerando uma nova cadeia produtiva, ao contrário de lixo que é todo o resíduo que não possui valor agregado.

A intenção é criar uma agenda comum (acordo em comum para o desenvolvimento de tecnologias limpas), além de mostrar que o lucro pode ser maximizado ( para as indústrias) e que os danos podem ser minimizados (sociedade e meio ambiente).

Produção Total + inovação = Resíduo zero + Competitividade

 

Dentro deste contexto existem, hoje, no meio ambiente 3 abordagens: 

Abordagem mitigadora (a empresa sabe que existem problemas)

ex: aterros sanitários

Reduzir

Reutilizar

Reciclar

Reprojetar

Remediar

 

Abordagem sistemática (empresas que sistematizam o problema, sabem que poluem e fazem algo par a melhorar)

Normas ambientais

Sistemas de Gestão Ambiental

Selos Verdes

Uso de tecnologias limpas

 

Abordagem sistêmica

Formas mais avançadas na busca de novas soluções, novos modelos de produção com o objetivo da emissão zero (busca da produtividade total da matéria prima)

 

Exemplos de Aproveitamento a partir de Resíduos            

Cogumelos medicinais

A produção de cogumelos (Agaricus blazei) a partir de resíduos da Agroindústria – usado para o tratamento de viroses. O Mercado de cogumelo é um mercado emergente (tem crescido por ano 20%).

Em 1965, foi descoberto no Brasil, nas matas da região de Piedade - SP, um cogumelo que foi denominado e "Cogumelo de Piedade". No Brasil as pesquisas são recentes e pouco divulgadas, mas a procura do Agaricus blazei já se torna grande, devido aos seus potentes efeitos.

O Cogumelo Agaricus blazei é um excelente suplemento alimentar. Em vários países do mundo é usado no tratamento de:

1. Câncer: Efeitos no controle e prevenção de diversos tipos de câncer.

2.Doenças do aparelho respiratório: Bronquite crônica e asma;

3.Doenças do aparelho circulatório: Efeito hipotensivo.

4.Doenças do aparelho digestivo: Úlcera duodenal, úlcera gástrica,  gastrite crônica, estomatites, pólipos, lesões cutâneas

 5.Aparelho urinário: Cistite, nefrite, insuficiência renal, problemas de próstata;

6.Outras doenças: Alergia, colesterol alto, diabete, inflamação mamária, menopausa, sinusite, renite, eczema, bursite.

- Qualquer pessoa pode consumir, principalmente para previnir doenças.

Contra-indicações: Até hoje não foi constatada nenhuma contra-indicação, porém no início do tratamento, algumas pessoas podem apresentar diarréia temporária, o que deve ser encarado como um fato perfeitamente normal.

O Cogumelo Agaricus blazei é um produto rico em vários tipos de nutrientes, tais como Aminoácidos, Vitaminas B1 e B2, Niacina, Fósforo, Ferro, Ergosterol e, sobretudo, Polissacarídeos como o Beta glucano.

 

Reciclagem total das embalagens longa vida

O papelão acaba tornando-se uma commoditie, um produto que passa a ter valor no mercado.

 

Estercos de suínos

O esterco de suíno, hoje, é um grande problema devido a sua descarga nos rios. Com este conceito, passam a ser reaproveitados (produção de um biossistema integrado) e utilizados para a produção de peixes e plantas.

 

Ambiente Brasil



Publicidade
Confira as principais Tags do ambiente Energia Ação de Emergência Acidentes Ambientais Acidentes Nucleares Água Águas Profundas Álcool Álcool Etílico Alta pressão Alternativa Energéticas Ambientes Marinhos Angra I Angra II Angra III Aplicação Aproveitamento Armazenamento Arquitetura Bioclimática Artigo Aspectos Socioambientais Aterro Sanitário Atmosfera Modificada Ausência de Emissão Bacias Hidrográficas Biocombutível Biodiesel Biodigestores Biomas Biomassa CaC's Calor da Terra Cana de Açúcar Carvão Carvão Mineral Célula Combustível Célula Fotovoltaica Centro de Defesa Ambiental Césio 137 Chernobyl Co-processamento de resíduos Cogeração Coleta Seletiva Coletor Solar Combustíveis fósseis Combustível Combustível Ecológico Combustível Nuclear Combustível Renovável Combustível Veicular Conservação Ambiental Consumo de Energia Consumo Energético Contaminação Hospitalar Contingências Controle Ambiental Controle de Qualidade Correntes Marítimas Crescimento Econômico Custos Demanda Energética Desenvolvimento Sustentável Distribuição Economia Efeito Fotovoltaico Efluentes Emissão de Gases Emissões de Poluentes Emprego Energia Energia Alternativa Energia Elétrica Energia Eólica Energia Geotérmica Energia Hidrica Energia Limpa Energia Maremotriz Energia não-renovável Energia Nuclear Energia Nucleoelétrica Energia Renovável Energia Solar Energias Renovavéis Engenharia Oceânicas Eólica Etanol Exploração Fauna Flora Marinha Fonte de Combustíveis Fonte não-renovável Fonte Renovável Fontes de Hidrogênio Fontes Energéticas Fontes Orgânicas Fontes Termais Formas de Enxofre Gás Hidrogênio Gás Natural Gases Gases de Efeito Estufa Gases para Embalagens Gasoduto GEE Geração de Energia Gestão ambiental Gestão de Segurança Grau Geotérmico Hidrografia História Horário de Verão Impactos Ambientais Indústria do Carvão Instalação Nuclear Lixo atômico Mar Material radioativo Matriz Energética Medicina Medidas de Segurança Meio Ambiente Mineração Mudanças Climáticas Navios Normas Ambientais O que é Paraná Petróleo Plano de Contingência Plataforma de Exploração Política Energética Potencial Energético Potencial Eólico Potencial Hidrico Potencial Solar Preservação Ambiental PROÁLCOOL Produção de Energia Produção de Gás Produtos Programa de Excelência Projetos ambientais Radiação Nuclear Reciclagem Recuperação Ambiental Recuperação do Óleo Recurso Eólico Recursos Energéticos Recursos Hídricos Recursos Renováveis Redução de Emissão Região Carbonífera Regulamentação Reserva Geológica Reservas Reservatórios Subterrâneos Resfriamento Resíduos Resíduos Agrícolas Resíduos oleosos Resumo Rio Grande do Sul Saneamento Ambiental Setor Agropecuário Setor Transporte Sindicatos Sistema de Cogeração Tecnologia Nuclear Teor de Carbono Termelétrica Three Mile Island Transporte Tratamento de Água Tratamento de Efluentes Tratamento de Resíduos Sólidos Tratamento do Ar Usina Elétrica Usina Nuclear Usinas Eólicas Usinas Termelétricas Vantagens Vazamentos de Óleo Yellow cake Zero Poluição

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2011 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.