Ambiente Ecoturismo

Eco-esportes

Como se sabe, o ecoturismo é uma das atividades econômicas que mais vem se desenvolvendo, o que o torna importante no desenvolvimento sustentável.

Envie para um amigo

 

Os esportes de aventura são considerados hoje a atividade que mais vem se desenvolvendo em todo mundo. Eles se subdividem em duas possibilidades de prática. A primeira é chamada de atividades de aventura na natureza e a segunda de esportes radicais urbanos. A diferença entre as duas é o local da prática, enquanto uma é praticada em ambientes naturais, ou seja, sem o controle de variáveis como clima, aumento repentino da intensidade de vento, ou o aumento súbito da quantidade de água em um rio ou cachoeira. Já os esportes radicais urbanos são praticados em meio ao espaço urbano, pode ser praticado tanto ao livre, como também, indoor.

Nadar em rios, correr por estradas pouco exploradas, escalar morros, remar em meio a fortes corredeiras e até mesmo voar é possível para quem aceita o desafio de praticar um ecoesporte. Para saúde, os benefícios são enormes: os esportes de aventura trabalham a força, a resistência cardiovascular e flexibilidade, além de contribuírem para o raciocínio rápido, o equilíbrio, a concentração e a autoconfiança.

Estimulante e cheios de adrenalina, os esportes ecológicos não poluem, não agridem o meio ambiente e permitem um contato íntimo com a natureza. Na verdade, quanto mais preservado o local da prática, mais desafiador será o exercício e ainda mais interessante será a interação entre o homem e o meio ambiente.

Além de proporcionar um exercício prazeroso, a maioria dos ecoesportes permite a contemplação de paisagens exuberantes no mar, na terra, na mata e no ar. Ficou animado? Conheça alguns:

 

Trekking: é uma caminhada longa feita em trilhas que podem ser de dificuldade leve, moderada ou alta. Normalmente o trekking ocorre em terrenos acidentados no meio da mata ou em montanhas. É uma pratica quase sem custos.

.

 

Rapel: descida com cordas normalmente praticada em grandes paredões, montanhas, canyons e fendas. Ele faz parte das atividades conhecidos como técnicas verticais.

.

 

Escalada: ao contrário do rapel, a escalada é realizada para subir e não descer um morro, paredão ou estrutura íngreme e vertical. Necessita de equipamentos especiais para cada terreno, mas há quem pratique a escalada mais radical, sem o uso de equipamentos.

.

 

Rafting: esta modalidade normalmente é realizada em grupo. O rafting é um exercício de descida em corredeiras de rios sobre botes infláveis com a utilização de remos. Inclui a descida de pequenas quedas de água.

.

 

Arvorismo: a modalidade é nova no Brasil, mas já possui muito adeptos. Consiste em atravessar percursos montados próximos ou entre as copas das árvores utilizando técnicas de rapel e tirolesa.

.

Mergulho: uma das praticas mais conhecidas no Brasil, consiste na exploração submarina utilizando ou não, equipamentos especiais. Existem três tipos de mergulho: mar aberto, em grutas ou em cavernas.

Surf: uma das mais conhecidas modalidades ecoesporte, o Surf é praticado no mar. Os surfistas buscam se equilibrar em pé sobre uma prancha e acompanhar a onda que irá “quebrar” na praia.

Parapente: esta é uma modalidade de voo livre em que se usa uma espécie de paraquedas previamente inflado para decolar de cima de uma montanha, utilizando os ventos como propulsores. No parapente, o sobrevoo é mais longo do que no salto de paraquedas.

Asa Delta: também utilizado para voos livres, o asa delta possui uma estrutura mais rígida e parecida com o formato das aeronaves e, por isso, proporciona maior controle do voo. Pode ser praticado sozinho ou com um instrutor.

Para ajudar a entendê-los segue uma relação de mais alguns. A finalidade desta relação é de colaborar com o iniciante dando simples noção sobre cada um dos eco-esportes.

 

 

Acquaride

Enduro eqüestre Rafting

Balonismo

Escalada

Rapel

Bird-watching

Mergulho

Safari Fotográfico

Camping Montanhismo

Snowboard

Canoagem

Mountain-bike

Trekking

Canyoning

Paraglider

Wakeboard

Caving

Pesca Esportiva

Windsurf

 

 

Ambiente Brasil www.pensamentoverde.com.br bioecoesportes.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.