Região: Centro-Oeste
Estado: Mato Grosso
Município: Chapada dos Guimarães
Bioma: Cerrado
Área: 33.000 ha
Criação: Decreto 97.656 (04/12/1989)
Unidade de Proteção Integral
Apresenta relevo aplainado no topo e escarpado nas bordas. Exemplificando, a Caverna Aroê Jari (segunda maior caverna de arenito do Brasil), a Lagoa Azul e mais de 200 cachoeiras como a Cachoeira do Véu da Noiva, que tem 86 metros de queda.
Sua vegetação é característica do Cerrado, com flores coloridas, árvores baixas e retorcidas e florestas de galeria que abrigam, em suas matas, inúmeras espécies vegetais, como murici, o pequi, espécies que caracterizamos campos rupestres como gramíneas, gravatás (Bromeliacae) e algodão-do-cerrado (Cocholospermum reguim).
Representam a fauna, espécies de mamíferos, como o lobo-guará, veado-campeiro, gato-palheiro; de aves o gavião-uiraçu, a águia-real, o socó-boi; de répteis, o jacaré-coroa. Um local onde antes havia mar, depois floresta, hoje existe o cerrado com conchas fossilizadas na argila, possuindo 46 sítios arqueológicos.
O acesso ao parque é feito pelas rodovias BR-070 e BR-364, ou pelas cidades mais próximas – Cuiabá a 67 Km e Chapada dos Guimarães, a cerca de 10 Km, nesse local, o turista encontra pousadas, hotéis e serviços de transporte.
Ibama – www.ibama.gov.br