Plantio de pinhão

 

 

q

“Na verdade, a Araucaria é uma espécie tão fácil de ser reproduzida que normalmente são feitas campanhas de reflorestamento com crianças usando o pinhão como semente”.

 

Passos:

1 – Escolha boas sementes, ou seja, adquira uma boa quantidade de pinhão. Cozinhe alguns e, enquanto você os vai comendo, enterre os melhores – maiores e mais redondos. O plantio da semente da araucária é feito quando os pinhões estão novos. O detalhe mais importante é que eles deverão ser enterrados deitados em um saco ou pote com terra rica em húmus (terra preta), cuidando para que esta terra permaneça úmida, mas nunca encharcada.

2 – Quando as mudas atingirem mais ou menos 20 cm, podem ser transferidas definitivamente para o solo em projetos de ajardinamento, reflorestamento com vistas a reabilitação de florestas ou plantio de talhões comerciais.

3 – Esta espécie não gosta de sol direto quando nova (menos de 1,5 m.), portanto, pode-se plantar as mudas sob a sombra de eucaliptus, em um espaçamento bom -3 m entre as árvores. É uma boa maneira de começar a substituir o eucalipto, que é uma árvore barata, por uma mais preciosa, o pinheiro brasileiro.” (Fundação Gaia)

 

Redação Ambiente Brasil