Segundo a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, normalização é: “processo de estabelecer e aplicar regras a fim de abordar ordenadamente uma atividade específica, para o benefício e com a participação de todos os interessados e, em particular, de promover a otimização da economia, levando em consideração as condições funcionais e as exigências de segurança”.
Em síntese, a normalização objetiva a uniformidade de linguagem e a padronizaçao de procedimentos, envolvendo desde a simples identificação (nome) de produtos, suas especificações técnicas de fabricação, normas de segurança, até os preceitos de qualidade ambiental.
A normalização pode ser internacional, com base nas normas ISO; regional, citando-se como exemplo, as normas do Mercosul; e nacional, no caso do Brasil, com base nas normas da ABNT.
As vantagens da normalização são claras, entre elas: estabelece regras padronizadas a serem atendidas na execução de uma determinada atividade; facilita a comunicação e o intercâmbio no comércio; referencia diagnósticos de segurança, de saúde e de qualidade de produtos.
Redação Ambiente Brasil