Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Callithrichidae
Nome científico: Callithrix flaviceps
Nome vulgar: Sagüi-da-serra
Categoria: Em perigo
Características: É uma espécie endêmica da Mata Atlântica, com pelagem caracterizada por tons cinzentos, pardos e amarelados, com tom bege mais acentuado na cabeça. A cauda aparece destacadamente bandeada formando degraus na pelagem. Vive em grupos que variam de tamanho entre cinco a quinze indivíduos com apenas uma fêmea reprodutiva por grupo. Alimenta-se principalmente de exsudatos de plantas, insetos, pequenos vertebrados, ovos de pequenas aves e frutos.
Peso: de 250 a 600 gramas
Ocorrência Geográfica: Ocorre atualmente em populações reduzidas e isoladas por ações antrópicas em matas disjuntas, sempre acima de 500 metros nas regiões de Mata Atlântica do estado do Espírito Santo (centro sudoeste e região serrana) e em pequenas áreas adjacentes à leste de Minas Gerais e extremo norte do Rio de Janeiro.
Categoria/Critério: Classificação da IUCN: em perigo. Anexo da CITES: I. Causas de extinção: destruição do habitat, área de distribuição restrita, populações pequenas e isoladas e em declínio.
Cientista que descreveu: Thomas, 1903
Observações adicionais: Alguns primatólogos acreditam que o número de primatas ameaçados pode chegar a 40 espécies, estando algumas delas, já em estado crítico de ameaça. Sem dúvida, neste caso podemos enquadrar o sagüi-da-serra (Callithrix flaviceps) como um dos Calitriquideos mais ameaçados devido à destruição e fragmentação de seu habitat. A estimativa da população presente na Estação Biológica de Caratinga (800 ha) é de aproximadamente 200 a 300 indivíduos.
Fonte: MMA/SINIMA