Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cebidae
Nome científico: Chiropotes albinasus
Nome vulgar: Cuxiú-de-nariz-branco
Categoria: Ameaçada
Características: Pelagem inteiramente negra, focinho com pele vermelho-vivo e pêlos curtos e brancos, entre e ao redor das narinas, restante do corpo com pêlos relativamente longos e ásperos, especialmente os da cauda. A cauda é comprida com pêlos longos e densamente implantados, mostrando-se grossa e vasta, apesar das vértebras caudais serem delicadas. Como os demais Cebidae, em vida livre tem apenas um filhote por ano.
Sua dieta compõe-se de frutas, folhas, sementes e insetos. Em cativeiro existe apenas uma única referência a respeito da reprodução “cuxiu-de-nariz-branco”. Trata-se de um hibridismo intragenérico ocorrido em 1968 no Zoológico de Colônia, na Alemanha.
Ocorrência Geográfica: Habita a região amazônica. Primitivamente deveria habitar toda a região entre a margem esquerda do rio Xingu e a margem direita do rio Madeira, estado de Mato Grosso e Rondônia. Entretanto seria absolutamente fictícia e sem nenhum critério, qualquer estimativa feita agora, sem trabalho de campo a respeito da densidade demográfica desse raro primata no Brasil.
Categoria/Critério: Ameaçada de extinção no Brasil de acordo com a Lista Oficial da Fauna Ameaçada de Extinção – IBAMA (Portaria nº 1522, de 19 de Dezembro de 1989)
Cientista que descreveu: I.Geoffroy e Deville, 1848
Observações adicionais: O macaco de nariz branco é um parente próximo do uacari, com a diferença que tem a cauda longa. Vive em grandes bandos com até 40 animais, sempre no topo das árvores, não descem ao chão.
Fonte: MMA/SINIMA