Energia Solar – O que é?

A energia solar é uma energia renovável proveniente da luz e do calor do sol, sendo uma excelente fonte sustentável para a geração de eletricidade e para o aquecimento de água.

Módulo fotovoltaico para produção de energia solar.
Módulo fotovoltaico para produção de energia solar.

O que é energia solar e como funciona?

Provém da radiação eletromagnética (luz e calor) produzida diariamente pelo sol, podendo ser utilizada como painéis fotovoltaicos, aquecedores solares e usinas heliotérmicas.

No que se refere as usinas fotovoltaicas, os principais componentes presentes neste tipo de geração de energia são:

  • Módulos solares: é a principal estrutura visual da geração de energia fotovoltaica, é a partir deste equipamento que a luz do sol incide sob as células fotovoltaicas, fazendo com que os elétrons se movimentem e produzam a corrente elétrica;
  • Inversor: é o equipamento responsável por transformar a corrente elétrica de contínua para alternada, além de garantir maior segurança e fluxo regular de eletricidade;
  • Materiais elétricos: é um conjunto de materiais que auxiliam na maior segurança dos equipamentos, como por exemplo os disjuntores de proteção das correntes contínuas e alternadas.
  • Estruturas de suporte: são estruturas de suporte que fornecem sustentação e apoio aos módulos fotovoltaicos, instalados de acordo com a área, o material dos módulos e a inclinação indicada para melhor captação da radiação solar;
  • Bateria: utilizadas para armazenar a energia elétrica gerada para uso conforme necessidade.

Quais são os três tipos de energia solar?

A utilização de energia solar é versátil e possui diversas aplicações, a depender do objetivo e necessidade pensada.

Energia fotovoltaica

Transforma a luz do sol em energia elétrica por meio de células fotovoltaicas, fabricadas a partir de materiais semicondutores, como o silício.

O conjunto de células fotovoltaicas forma os módulos fotovoltaicos, que são ligados em série e encapsulados dentro da moldura para garantir maior proteção e duração.

A utilização da energia solar vem crescendo no Brasil, com possibilidades de criação de usinas solares para geração em maior escala e instalação em residências, visando o abatimento da conta de luz.

Instalação de módulos fotovoltaicos para a geração de energia solar.
Instalação de módulos fotovoltaicos para a geração de energia solar.
Energia solar térmica

Utilizada com a função de aquecimento da água, por meio dos aquecedores solares através do uso de coletores solares (placas de aquecimento solar) que captam o calor presente na radiação solar e transferem para o aquecimento da água, para ser armazenada e utilizada conforme necessidade.

Energia heliotérmica

Se trata de uma outra alternativa para utilização do sol para geração de energia elétrica, porém, através do calor da radiação.

Neste tipo de aplicação, são utilizados milhares de espelhos (heliostatos) para captar os raios solares e refleti-los em um único ponto, onde é fixado um repector que contém um líquido que se aquece e gera vapor. O vapor por sua vez escoa e passa a ser utilizado para alimentar as turbinas que geram energia elétrica por meio da energia mecânica.

Energia solar do tipo heliotérmica.
Energia solar do tipo heliotérmica.

Quais são as vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaica?

As principais vantagens são:

  • Não emissão de resíduos no processo de conversão da luz do sol em eletricidade;
  • Baixo impacto ambiental;
  • Maior facilidade de instalação;
  • Fonte de energia renovável;
  • Maior durabilidade das placas;
  • Funcionamento silencioso, evitando a poluição sonora;
  • Pode ser utilizada em áreas mais remotas.

As principais desvantagens são:

  • Maior custo inicial de instalação, principalmente em casos de utilização em residências;
  • Não funciona a noite em sistemas sem baterias;
  • Baixa capacidade de armazenamento.

Vale destacar também a importância de manter os módulos fotovoltaicos limpos e sem sombras por vegetação ou construções do entorno, visando o funcionamento e rendimento ideal.

Maria Beatriz Ayello Leite
Redação Ambientebrasil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*