Arqueólogos são cientistas que investigam evidências concretas de antigas civilizações. Pequenos pedaços de cerâmica, lascas de utensílios, esqueletos, ruínas de monumentos, roupas, desenhos e escrituras são valiosos materiais de trabalho para eles.
Fazem expedições e escavações, analisam mapas, fotos aéreas e relatórios em busca de pistas sobre sítios arqueológicos, que podem estar numa caverna, floresta ou mesmo embaixo de uma cidade. Com base na pesquisa e restauração dos objetos, reconstituem parte da história do homem. São responsáveis pela preservação e recuperação do patrimônio histórico da humanidade.
A carreira em Arqueologia
A arqueologia é a ciência que estuda as sociedades e culturas humanas de povos antigos. O arqueólogo, como é chamado o profissional formado em Arqueologia, analisa marcas deixadas por povos antigos como, por exemplo: objetos fabricados e utilizados no passado, inscrições em pedras e marcas de ocupação de territórios.
Ele analisa estes vestígios e cria hipóteses sobre como eram os costumes dos povos que viveram numa determinada região. A partir destes estudos, o arqueólogo elabora teorias sobre a evolução da sociedade.
O trabalho de um arqueólogo pode ser desenvolvido em campo, na área de exploração. Neste caso, o arqueólogo é responsável por determinar a necessidade das escavações e também por recolher, organizar e registrar os objetos e vestígios encontrados.
A outra parte do trabalho deste profissional envolve pesquisa. Nesta etapa, o arqueólogo analisa materiais coletados em campo.
Outro campo de atuação deste profissional é a elaboração de relatórios arqueológicos para a construção de grandes empreendimentos como edifícios, rodovias, túneis, hidrelétricas etc. Antes de começar uma obra é necessário apresentar um laudo técnico comprovando que a construção não comprometerá o patrimônio histórico e arqueológico do local.
Perfil do profissional formado em Arqueologia
Um bom profissional da área de Arqueologia deve gostar muito de História, ser curioso e ter interesse por fazer investigações e descobertas.
É desejável que tenha interesse pela cultura humana e a evolução da sociedade.
Mercado de trabalho para quem faz Arqueologia
O arqueólogo pode atuar em empresas que trabalham com licenças ambientais, instituições de ensino, museus e unidades de conservação.
Pode optar por seguir a carreira acadêmica e ministrar aulas, promover atividades para preservar os recursos patrimoniais de uma região ou realizar palestras em feiras de divulgação científica.
Sobre o curso superior em Arqueologia
São poucas as universidades que oferecem o curso de graduação em Arqueologia. O curso de Arqueologia e do tipo bacharelado e dura em média quatro anos.
A estrutura curricular da faculdade de Arqueologia é formada por disciplinas como: Geoarqueologia, Prática de Campo em Arqueologia, Estatística, Bioarqueologia, Etnologia e Formação Social, entre outras.
Ao final da graduação, o estudante deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Onde estudar Arqueologia
São nove as instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC que oferecem o curso de Arqueologia. São elas:
Universidade Privada:
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS)
Universidades Públicas:
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
O que você pode fazer:
Consultoria
Prestar assessoria a empresas públicas e privadas para definir as características da ocupação em locais predeterminados e fazer relatórios arqueológicos.
Educação
Promover atividades para a preservação de recursos patrimoniais e de turismo cultural. Atuar em feiras de divulgação científica, museus e unidades de conservação.
Exploração
Atuar em campo, determinando a necessidade de escavação e recolhendo materiais para pesquisa.
Pesquisa
Analisar, em centros de pesquisa ou laboratórios, materiais e objetos coletados em campo e elaborando relatórios.
Fontes:
guiadoestudante.abril.com.br
www.guiadacarreira.com.br
Ambiente Brasil