Ciências do Mar Centro de Estudos do Mar da UFPR

O curso deverá ser estruturado em módulos seriados, constituídos por sua vez por conjuntos de disciplinas, sempre ministradas de forma concentrada, em horário integral, com períodos variáveis de 1 a 4 semanas, com carga horária de 30 a 40 horas por semana, distribuídas em atividades teóricas, práticas e atividades dirigidas. A partir de leituras e trabalhos orientados, cada aluno deverá executar atividades regulares e sistemáticas de pesquisa e extensão, nas denominadas Oficinas de Pesquisa.

Cada um dos módulos terá objetivos específicos, variando desde introduções genéricas às ciências do mar até a habilitação para a atuação profissional em áreas específicas.

As disciplinas terão caráter obrigatório até os denominados módulos de habilitação, ao final do curso. O aproveitamento dos alunos será aferido por avaliações individuais ou em grupo, sob a forma de exames teóricos e/ou práticos, dependendo do perfil de cada disciplina. A estrutura em módulos seriados elimina automaticamente a necessidade de pré-requisitos disciplinares. Por outro lado, pode criar dificuldades para o correto cumprimento da grade curricular no caso de reprovações. Para lidar com esta situação, será adotado um sistema de avaliação contínua. Neste sistema, o aluno reprovado em uma disciplina será obrigado a prestar novos exames em duas outras oportunidades no semestre subsequente, sem necessidade de cursar novamente a disciplina. Em atendimento às normas regimentais da universidade, o aluno reprovado nas três oportunidades deverá retomar o curso no semestre correspondente à disciplina em questão.

Para a obtenção do título de bacharel em ciências do mar, com habilitação em pesquisa ou gestão costeira, o aluno deverá desenvolver, paralelamente ao cumprimento de créditos em disciplinas optativas, um trabalho de pesquisa ou extensão, a ser apresentado e defendido sob a forma de uma monografia ou plano de gestão ambiental ou manejo de recursos costeiros, dependendo da área de habilitação. Este trabalho deverá contar com a orientação de um ou mais membros do corpo docente.

Durante todo o Curso de Graduação em Ciências do Mar, um Comitê Permanente de Acompanhamento (CPA) dos alunos, ajudará a manter a qualidade, controlar o desempenho, elaborar, junto aos professores responsáveis pelas disciplinas, as provas de re-aproveitamento dos alunos não aprovados regularmente nas respectivas disciplinas, no sistema de avaliação continuada do curso. O aluno terá duas oportunidades de recuperar, no semestre imediato ao da reprovação da disciplina, aquelas que não tenham sido aprovadas regularmente. Estes comitês estarão formados pela coordenação do curso e os docentes responsáveis das Oficinas de Pesquisa. Os docentes da Oficina de Pesquisa I farão parte do CPA dos alunos dos primeiros dois semestres. Os da Oficina de Pesquisa II, formarão o CPA para os alunos dos semestres 3 a 5. O CPA dos alunos dos semestres 7º e 8º, serão acompanhados pelos docentes responsáveis da Oficina de Pesquisa III. Nas Habilitações, o CPA será formado pelos docentes orientadores.

Na Listagem a seguir, as disciplinas nas quais não é indicado explicitamente o Departamento estão sob responsabilidade direta do Centro de Estudos do Mar.

Módulo 1 – Disciplinas introdutórias (1 semestre)

(1o semestre – primeiro ano):

1.Introdução à Oceanografia Geológica – (60 hs – 2 semanas)

2. Planeta Terra; a Terra e a Lua; o Tempo Geológico; a Terra como um Organismo Vivo; a Tectônica de Placas e a Deriva Continental: os Continentes e os Oceanos; o Fundo Oceânico; a Zona Costeira.

Responsável: Centro de Estudos do Mar

Introdução à Oceanografia Física – (60 hs – 2 semanas)

Breve resenha histórica da oceanografia – O princípio de unicidade dos oceanos – Salinidade e temperatura – Correntes oceânicas – Ondas – Marés – Interação dos oceanos com o leito e a costa – Interação dos oceanos com a atmosfera – O oceano aberto – A zona costeira – Estuários e lagoas costeiras – Métodos de medição das variáveis físicas do mar.

Responsável: Centro de Estudos do Mar

Introdução à Oceanografia Química – (60 hs – 2 semanas)

As propriedades da água do mar; o ciclo hidrológico; a história da água do mar; a salinidade nos oceanos; a composição química da água do mar; por que a água do mar é salgada?; as reações químicas e biológicas na água do mar

Responsável: Centro de Estudos do Mar

Introdução à Oceanografia Biológica – (60 hs – 2 semanas)

Breve histórico da oceanografia biológica. Conceitos básicos: Oceanografia biológica x biologia marinha. Principais divisões batimétricas dos ambientes marinhos. Estrutura e funcionamento dos ecossistemas marinhos. Plâncton: principais componentes e produção orgânica. Necton: forma e funções em peixes e noções de diversidade específica. Bentos: principais componentes e associações entre espécies. Principais ecossistemas marinhos e transicionais: regiões oceânicas e neríticas, zonas de ressurgência, ambientes recifais, costões rochosos, praias, estuários. Novas fronteiras: alça microbiana, “neve” marinha, fumarolas submarinas (fontes hidrotermais) e ecossistemas associados.

Responsável: Centro de Estudos do Mar

Prática de texto – (60 hs – 2 semanas).

Leitura e produção de textos. A língua (oral e escrita) como processo interlocutivo. Realização de operações com e sobre a língua.

Responsável: Departamento de Teoria e Prática de Ensino

Métodos da ciência – (60 hs – 2 semanas)

Princípios lógicos básicos relacionados com o pensar científico: o pensar criativo e os modos de pensar. O conhecimento do senso comum e o conhecimento científico. Ciência e método: uma visão histórica desde as concepções gregas grega até a ciência moderna. A ciência contemporânea: Os componentes lógicos do método científico: observações, modelos (teorias e explicações), hipóteses (predições e deduções), testes (experimentos e avaliações críticas) e conclusões (inferências ou interpretações). Acaso, oportunismo e serendipitidade. Metodologia do trabalho científico. Procedimentos básicos: leitura e análise de textos. Seminários e conferências. Pesquisa bibliográfica. Projetos e relatórios de pesquisa. A natureza dos trabalhos científicos

Responsável: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

Fontes de informações e recursos computacionais – (60 hs – 2 semanas)

Hardware, sistemas operacionais, multimídia, redes locais, introdução às linguagens de computação, software básico e a Internet.

Responsável: Centro de Estudos do Mar

Oficina de Pesquisa I – (60 hs – 2 semanas)

Uma visão integrada das ciências do mar: a ciência oceanográfica como atividade interdisciplinar. Escalas espaciais e escalas temporais. Estruturas e processos. Limites: distribuição contínua e distribuição discreta. Fluxos e ciclos. Um contato com o mar: cruzeiro de batismo.

Responsável: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

Total: 16 semanas

Módulo 2 – Disciplinas instrumentais (1 semestre)

O objetivo deste módulo é familiarizar os alunos com os instrumentos mais usados na oceanografia, tanto no que diz respeito às ciências exatas, concentradas principalmente no Bloco das Ciências Exatas, quanto às sociais e cognitivas, assim como com as ferramentas instrumentais e experimentais adotadas pelas ciências oceanográficas. As disciplinas programadas, com duração média de 2 a 3 semanas intensivas, são:

(2o semestre – primeiro ano):

Pré-Cálculo – (60 hs – 2 semanas)

Números reais. Teoria dos conjuntos. Análise combinatória. Funções reais. Função linear. Funções polinomiais. Funções periódicas. Função exponencial e logarítmica.

Responsável: Departamento de Matemática

Antropologia e Meio Ambiente – (60 hs – 2 semanas).

O meio ambiente como objeto de reflexão antropológica: representação da natureza em diferentes culturas. Teorias antropológicas sobre a relação do homem com o meio ambiente

Responsável: Departamento de Antropologia

Instrumentação Oceanográfica – (80 hs – 2 semanas)

O ambiente marinho – biológico, químico, físico e geológico. Princípios gerais das teorias das medições. Medições oceanográficas. Noções de navegação. Amostragem direta e remota. Instrumentação e técnicas de amostragem biológica: plâncton, necton e bentos. Instrumentação e técnicas de amostragem química: água e sedimento. Instrumentação e técnicas de amostragem física. Instrumentação e técnicas de amostragem geológica

Responsáveis: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

BLOCO DAS CIÊNCIAS EXATAS

Cálculo para Ciências do Mar – (120 hs – 4 semanas – desdobradas em 4 blocos)

Função de uma variável. Limites. Continuidade. Derivada. Diferencial. Aplicações da derivada. Integral indefinida, definida e aplicações. Seqüências, séries numéricas e de funções. Superfícies e curvas no espaço. Funções de várias variáveis. Derivada parcial. Integral múltipla. Equações diferenciais ordinárias e parciais. Matrizes, autovalores e autovetores. Resolução de sistemas de equações.

Responsável: Departamento de Matemática

Física para Ciências do Mar – (120 hs – 4 semanas – desdobradas em 4 blocos)

Medidas físicas, Vetores, Movimento em uma dimensão, Movimento no plano, Dinâmica da Partícula, Gravitação, Trabalho e Energia, Sistemas de Partículas, Colisões, Condições de Equilíbrio, Cinemática e Dinâmica da Rotação, Elasticidade, Oscilações, Estática de Fluídos, Dinâmica de Fluídos, Temperatura, Calor, Teoria Cinética dos Gases, Primeira lei da Termodinâmica, Entropia e Segunda Lei da Termodinâmica, Ondas em meios elásticos, Ondas sonoras, Radiações eletromagnéticas.

Responsável: Departamento de Física

Estatística para Ciências do Mar – (120 hs – 4 semanas – desdobradas em 4 blocos)

Análise Exploratória de Dados. Amostragem. Probabilidade. Inferência Estatística. Análise de Regressão e Correlação.

Responsável: Departamento de Estatística

Tutoria I – (1 hs semanal – anual )

Acompanhamento Pedagógico. Acompanhamento Pessoal. Suporte.

Esta atividade docente de acompanhamento faz parte integrante do Curso. Os alunos são divididos em grupos que ficam sob a tutela individual de cada um dos docentes responsáveis. Estes Docentes realizam um trabalhos de acompanhamento acadêmico do aluno e servem de interface entre o corpo discente, o corpo docente e a coordenação, para as questões pedagógicas e outras relevantes ao longo de todo o ano acadêmico.

Responsáveis: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

Total do semestre: 18 semanas

Módulo 3 – Disciplinas de base (2 semestres)

O objetivo deste módulo é familiarizar os alunos com a base conceptual das ciências naturais, sociais e cognitivas e com as ferramentas intelectuais adotadas pelas ciências oceanográficas. As disciplinas programadas, com duração média de 2 a 3 semanas intensivas, são:

(1º semestre- Segundo ano):

Química para Ciências do Mar – (90 hs – 3 semanas)

Estrutura dos átomos; correlações periódicas e estruturais na química dos elementos; ligações químicas; noções de termodinâmica química; cinética química; equilíbrio químico; reações químicas em solução aquosa; ácidos e bases; oxirredução; estudo da água; os elementos nos sistemas aquáticos.

Responsável: Departamento de Química

Introdução à Teoria Social. (40 hs – 1 semana)

Análise de conceitos e situações constitutivas das sociedades contemporâneas, seus conflitos e desafios socioambientais.

Responsável: Departamento de Ciências Sociais

Geologia para Ciências do Mar – (80 hs – 2 semanas)

Introdução as Geociências, Tectônica Global, Minerais e Rochas, Dinâmica Externa, Geologia e Meio Ambiente, Rochas Ígneas, Dinâmica Externa, Rochas Sedimentares, Rochas Metamórficas, Tempo Geológico, Introdução a Geologia do Estado do Paraná.

Responsável: Departamento de Geologia

Técnicas de disseminação do conhecimento científico (40 hs – 1 semana)

Preparação de relatórios técnicos, projetos de pesquisa, monografias, teses e trabalhos científicos. Reuniões e congressos: apresentação oral ou painél? Lidando com tabelas e gráficos. O uso de transparências e slides. Os meandros da publicação científica: escolha da revista, processo da revisão por pares, dinâmica editorial. A Internet e as perspectivas da publicação científica: novas tecnologias e novos modos de encarar a publicação.

Responsável: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

Biologia e diversidade dos organismos marinhos (120 hs – 3 semanas)

Características da matéria viva. Origem da vida. Células procaróticas, eucarióticas e a teoria de endosimbiontes. Organismos autótrofos e heterótrofos. A diversificação das espécies através da evolução biológica. A diversidade dos organismos: as variações entre e dentro das espécies. Os sistemas de classificação e nomenclatura e as análises filogenéticas. Organização funcional dos protozoários. Organização funcional dos metazoários marinhos: especialização dos tecidos, cavidades do corpo, segmentação. Processos de respiração, nutrição, excreção, reprodução assexuada e sexuada, locomoção. Organização funcional dos vertebrados marinhos. Filogenia dos filos animais.

Responsável: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

Economia – (80 hs – 2 semanas)

O capitalismo como fase de desenvolvimento econômico. O surgimento do pensamento econômico e as diferentes escolas. Elementos para a compreensão da produção e do mercado. As contas nacionais e a balança de pagamentos. A economia fase o meio ambiente. Mecanismos de política econômica para valorar o meio ambiente.

Responsável: Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento

Estatística paramétrica e não paramétrica – (80 hs – 2 semanas)

Planejamento de Experimento. Análise de variância. Testes de Comparações Múltiplas. Testes Não Paramétricos.

Responsável: Departamento de Estatística

Fotogrametria e fotointerpretação – (40 hs – 1 semana)

Câmaras Fotográficas. Geometria da Fotografia. Estereoscopios. Filmes, Revelação e Copiagem. Planejamento de recobrimento Fotográfico. Extração de informações métricas. Fotointerpretação: Chaves e estágios. Elementos de reconhecimento. Aplicações.

Responsável: Departamento de Geomática.

Total do semestre: 15 semanas +1 semanas de língua inglesa = 16 semanas

(2o semestre – segundo ano):

Química Orgânica para Ciências do Mar – (80 hs – 2 semanas)

Estrutura, propriedades e reatividade dos compostos orgânicos. Nomenclatura, isomerismo, espectroscopia, catálise, mecanismos de reações e estereoquímica. Aplicação dos princípios da química orgânica aos sistemas biológicos – carbohidratos, proteínas, enzimas e cofatores.

Responsável: Departamento de Química

Introdução à cartografia e navegação – (40 hs – 1 semana)

Sistemas de Projeção. Representações Cartográficas e Cartografia Náutica. Noções de Cartometria: Orientação, Posicionamento, navegação e Medidas de ângulos e distâncias em cartas. Sistemas de Referência para Navegação. Sistemas de Posicionamento e Navegação. Princípios de Navegação e o Problema Geral da Navegação.

Responsável: Departamento de Geomâtica

Ecologia geral – (80 hs – 2 semanas)

Definição. Níveis de organização da vida. Escalas espaciais e temporais. Conceitos especiais. Níveis dos organismos, das comunidades, das populações e dos ecossistemas. Heterogeneidade, perturbações e estabilidade ambiental. Extinção e conservação. Biodiversidade. Ameaças atuais aos processos ecológicos. Ecologia humana. Uso de recursos vegetais e animais.

Responsável: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

Análise multivariada e análise de séries temporais – (120 hs – 3 semanas)

Introdução. Principais análises multivariadas. Processos multivariados e multidimensionais. Análise Espectral. Análise de Séries Temporais. Análise espectral na prática. Recursos computacionais aplicados às análises multivariadas.

Responsavel: Colegiado do Centro de Estudos do Mar / Departamento de Estatística

História geológica da vida – (80 hs – 2 semanas)

O universo e a Terra. Princípios da datação absoluta e datação relativa. A origem e desenvolvimento da vida primitiva. Fósseis: definição, modos de fossilização, icnofósseis, subfósseis. Processos tafonômicos e diagenéticos do registro fossilífero. Métodos em Paleontologia. Noções básicas de Bioestratigrafia. Conceito de espécie paleontológica. Evolução. Extinção e Extinção em massa. A vida pré-cambriana. Diversidade biológica e a evolução na Era Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica.

Responsável: Colegiado do Centro de Estudos do Mar / Departamento de Geologia

Sensoriamento remoto e geoprocessamento – (80 hs – 2 semanas)

Sensoriamento Remoto: Origem e Evolução. Princípios Físicos: radiação eletromagnética, conceitos radiométricos básicos, interação e atenuação atmosférica: Plataformas e Sensores. Comportamento Espectral de Alvos. Análise visual, Processamento digital de imagens. Aplicações no Ambiente Costeiro e Marinho. Geoprocessamento: Origem e Evolução. Funcionamento de um Sistema de Informações Geográficas (SIG): Elementos essenciais de um SIG. Estrutura dos dados. Aquisição dos dados. Manipulação e Análise de dados. Geração de produtos. Usos Potenciais no Ambiente Costeiro e Marinho. Estudo de Caso.

Responsável: Departamento de Geomâtica

Mergulho científico – (100 hs – 2 semanas)

Introdução e histórico do mergulho. Equipamentos de mergulho. O mergulho livre e autônomo. Física aplicada ao mergulho. Fisiologia do Mergulho. Principais acidentes correlatos a prática do mergulho. Doenças decompressivas e medicina do mergulho. Primeiros socorros e plano de evacuação em operações de mergulho. Noções de marinharia e manipulação de pequenas embarcações. Aplicação do mergulho na pesquisa científica. Planejamento de mergulho, normas de segurança e documentação de atividades subaquáticas. Técnicas de fundeio e manutenção de equipamentos oceanográficos subaquáticos. Métodos qualitativos e quantitativos de amostragem de sedimento e organismos bênticos. Senso visual, teoria e pratica. Fotografia e vídeo como auxiliares na pesquisa oceanográfica.

Responsável: Centro de Estudos do Mar

Oficina de Pesquisa II: Os passos da pesquisa científica – (100 hs – 3 semanas)

A prática científica e seus passos. A elaboração de um projeto de pesquisa (contextualização, fundamentação teórica, elaboração de hipóteses, definição de objetivos, estabelecimento de metodologias, protocolos de campo e processamento de dados). Discussão de resultados e definição de formas de apresentação. Atividade prática: Desenvolvimento de um mini-projeto de pesquisa.

Responsável: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

Tutoria II – (1 hs semanal – anual )

Acompanhamento Pedagógico. Acompanhamento Pessoal. Suporte.

Esta atividade docente de acompanhamento faz parte integrante do Curso. Os alunos são divididos em grupos que ficam sob a tutela individual de cada um dos docentes responsáveis. Estes Docentes realizam um trabalhos de acompanhamento acadêmico do aluno e servem de interface entre o corpo discente, o corpo docente e a coordenação, para as questões pedagógicas e outras relevantes ao longo de todo o ano acadêmico.

Responsáveis: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

Total do semestre: 17 semanas + 1 semana de língua inglesa = 18 semanas

Módulo 4 – Ferramentas intelectuais para a atividade científica (1 semestre)

O módulo tem por objetivo a apresentação das ferramentas intelectuais adotadas pela ciência em geral e pelas ciências do mar em particular. Será composto por disciplinas de caráter epistemológico, com duração sugerida de duas semanas. Terão o objetivo de conduzir a uma reflexão sobre a prática científica, tomando sempre como estudo de caso ou referência as ciências do mar:

(1o semestre – terceiro ano)

Natureza e ética – (60 hs- 2 semanas)

A realidade socioambiental e os movimentos de amor à natureza: ambientalismo e ecologismo. O discurso da natureza na legitimação ética: fundacionismo, relativismo e pluriculturalismo. Os aportes das ciências naturais e das ciências sociais para a compreensão da gênese e internalização dos valores éticos. A normatividade e as relações entre a ética pessoal, social e profissional. A reflexividade na prática científica e a inserção da consciência ambiental na construção da cidadania.

Responsável: Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento

Novas abordagens e novos campos na temática oceanográfica – (60 hs – 2 semanas)

Teorias da causalidade. Teoria geral dos sistemas. Processos estocásticos. Teoria do caos. Enfoque da complexidade. Normas, limites e riscos. Lógica “fuzzy”. Tendências científicas.

Responsável: Colegiado do Centro de Estudos do Mar / Departamento de Estatística

(1 semana de descanso)

Meio ambiente e desenvolvimento – (60 hs – 2 semanas)

O meio ambiente: questões e perspectivas para a pesquisa. O meio ambiente como objeto científico. O meio ambiente no contexto da divisão social do trabalho científico. Problemas teóricos, metodológicos e tecnológicos. A análise sistêmica. A instrumentação e a interdisciplinaridade. Análise histórica das estratégias de desenvolvimento. Correntes atuais: monetarismo, ecodesenvolvimento, sustentabilidade e viabilidade. Políticas nacionais: prioridades políticas e opções científicas.

Responsável: Centro de Estudos do Mar

Planejamento experimental – (90 hs – 3 semanas)

Introdução: unidades amostrais e unidades experimentais, número mínimo. Princípios básicos. Amostragem em campo. Estatísticas em experimentação. Métodos computacionais aplicados ao planejamento amostral.

Responsável: Departamento de Estatística / Centro de Estudos do Mar

Direito Ambiental – (60 hs – 2 semanas)

Direito Ambiental como Direito Econômico e Humano. Fontes do Direito Ambiental. Análise história do direito ambiental no Brasil. Políticas públicas e Sistema Nacional do Meio Ambiente. Poder de polícia e Direito Ambiental. Zoneamento ambiental. Responsabilidade ambiental. Contextualização legal dos estudos de impacto ambiental.

Responsável: Departamento de Direito

Oficina de Pesquisa III – (60 horas – 2 semanas)

A prática e o cotidiano da ciência. A comunidade e as associações científicas. Formas de cooperação técnico-científica. Formas de financiamento. Políticas científicas. Estudos de caso.

Responsável: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

Total do semestre: 13 semanas +1,5 semanas de língua inglesa= 14,5 semanas

Módulo 5 – As Ciências do Mar (2 semestres)

Este módulo pretende fornecer aos alunos os elementos essenciais para o aprofundamento na temática oceanográfica, ainda como tronco básico e já como preparação para a definição vocacional pelas habilitações subsequentes. Duração sugerida de cada disciplina: 3 a 4 semanas

(2o semestre – terceiro ano):

Oceanografia física – (80 hs– 2 semanas)

Propriedades físicas da água do mar. O oceano e suas interfaces. Circulação Geral e correntes oceânicas. Ondas oceânicas. Equações hidrodinâmicas básicas e equação de onda. Ondas internas. Vorticidade relativa. Marés: Forças geradoras. Marés no Oceano real. Áreas costeiras: dinâmica e circulação. Estratificação. Fenômenos de convergência, divergência e ressurgência costeira. Sistemas estuarinos: classificação. Frentes costeiras e estuarinas.

Responsável: Centro de Estudos do Mar

Oceanografia geológica – (80 hs – 2 semanas)

Introdução ao curso de oceanografia geológica. Morfodinâmica de praias e da linha de costa. Lagunas, estuários e deltas (costas associadas às marés). Dunas e ilhas barreiras. Marismas e mangues. Mudanças do nível relativo do mar.

Responsável: Centro de Estudos do Mar

(1 semana de descanso)

Oceanografia química – (120 hs – 3 semanas)

A química redox da água do mar, processos de produção e destruição da matéria particulada e dissolvida, distribuição horizontal e vertical dos constituintes dissolvidos nos oceanos, metais-traços na água do mar, elementos radioativos no ambiente marinho, a química dos sedimentos marinhos. Interfaces continente-oceano: estuários, baías, lagoas costeiras e plataforma continental, teoria ecológica, impactos antrópicos e casos-estudos.

Responsável: Centro de Estudos do Mar

Oceanografia biológica – (120 hs – 3 semanas)

A divisão do ambiente oceânico e as comunidades marinhas. Dinâmica espacial e variações temporais. A pirâmide trófica marinha. Principais organismos e habitats. Diversidade e associação entre espécies. Efeitos dos fatores ambientais. Biogeografia dos animais e plantas marinhos. A análise oceanográfica e a previsão e diagnóstico pesqueiro.

Responsável: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

(1 semana de descanso)

Poluição marinha e ecologia da restauração – (80 hs – 2 semanas)

Princípios ecológicos básicos relevantes para a poluição da água e para a ecotoxicologia. Efluentes domésticos e eutrofização. Tratamento de água para abastecimento público e tratamento de efluentes hídricos e efluentes industriais. Poluição por óleo, pesticidas, metais pesados e plásticos. Poluição térmica e radioativa. Poluição de impacto: aterro, dragagens e alterações de margens. Métodos de análise da presença de poluentes no meio aquático marinho e estuarino. Estudos de caso para a consideração de aspectos pertinentes à tomada de decisões e estabelecimento de critérios de qualidade da água e dos sedimentos. A ecologia da restauração ambiental: formas e procedimentos.

Responsável: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

Ecotoxicologia – (80 hs – 2 semanas)

O Meio Marinho- bases ecológicas e origem de sua contaminação; O papel da Ecotoxicologia na investigação e controle da contaminação marinha; Saúde de Ecossistemas Aquáticos (padrões de qualidade ambiental); Legislação Ambiental; Métodos de Estudos para Ecotoxicologia Aquática.

Responsável: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

Tutoria III – (1 hs semanal – anual )

Acompanhamento Pedagógico. Acompanhamento Pessoal. Suporte.

Esta atividade docente de acompanhamento faz parte integrante do Curso. Os alunos são divididos em grupos que ficam sob a tutela individual de cada um dos docentes responsáveis. Estes Docentes realizam um trabalhos de acompanhamento acadêmico do aluno e servem de interface entre o corpo discente, o corpo docente e a coordenação, para as questões pedagógicas e outras relevantes ao longo de todo o ano acadêmico.

Responsáveis: Colegiado do Centro de Estudos do Mar / Departamento de Estatística

Total: 16 semanas

(1o semestre – quarto ano):

Modelagem de sistemas marinhos – (80 hs – 2 semanas)

Introdução. Representação Conceitual de Ecossistemas. Modelos em Ecologia. Ecossistema em Teoria. Dinâmica dos Modelos Numéricos em Ecologia. Modelos Estáticos. Modelos Físicos. Modelos Bioquímicos. Etapas da Modelagem Ecológica. Processos e Controles nos Ecossistemas.Dinâmica de Sistemas Biológicos. Inclusão de fatores físico-químicos nos modelos ecológicos. Modelos Econômicos.

Responsável: Centro de Estudos do Mar

Recursos marinhos renováveis e não renováveis – (80 hs – 2 semanas)

Conceito de recursos marinhos – usos de mar. Aspecto econômico dos recursos. Produção biológica: recursos pesqueiros e de cultico (maricultura). Recursos minerais: depósitos superficiais e subsuperficiais e sua exploração; minerais da água do mar (hidrocarburos, cloreto de sódio, magnésio, bromo, etc. e água potável). Aspectos legais do aproveitamento dos recursos renováveis e não renováveis do mar.

Responsável: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

(1 semana de decanso)

Formas de apropriação e uso de recursos costeiros – (60 hs – 2 semanas)

A gestão de recursos renováveis costeiros. As teorias da sustentabilidade e da viabilidade. Estratégia patrimonial. Gestão integrada de recursos costeiros.. A relação interdisciplinar. Os modos de apropriação. Os processos de tomada de decisão. Modelização e simulação.

Responsável: Departamento de Zootecnia

Geologia Ambiental – (80 hs – 2 semanas)

Conceitos básicos de Geologia ambiental. Sistemas: caraterística e propriedades. Sistemas naturais e antrópicos. Recursos naturais. Riscos ambientais. Enchentes. Erosão costeira. Movimentos de massa (deslizamentos, escorregamentos e desabamentos). Erosão acelerada (Voçorocas). Recursos hídricos superficiais e subterrâneos, problemas ambientais Mudanças globais: efeito estufa, mudanças climáticas, variações do nível relativo do mar. Cartografia aplicada a problemas ambientais.

Responsável: Departamento de Geologia

Meteorologia Marinha – (30T/45AD – 2 semanas)

Atmosfera. Radiações. Temperatura do ar. Pressão atmosférica. Circulação geral da atmosfera. Evaporação. Condensação. Precipitação. Massa de ar e frentes. Ciclones Tropicais e extratropicais.

Responsável: Departamento de Física e/ou Departamento de Geografia

(1 semana de descanso)

Oficina de pesquisa III (pré-habilitação) – (120 horas – 3 semanas)

Oficina de orientação vocacional para possibilitar a escolha da área de habilitação e do tema de trabalho de monografia.

Responsáveis: Colegiado do Centro de Estudos do Mar / Departamento de Estatística

Total do semestre: 15 semanas

Módulo 6 – HABILITAÇÃO – (2 semestres)

Este módulo tem por objetivo fornecer os elementos práticos e teóricos para a habilitação disciplinar. A princípio, será constituído por duas grandes áreas de concentração, resultantes da atual capacitação técnico-científica do Centro de Estudos do Mar. Estas áreas poderão ser eventualmente aumentadas, dependendo dos próprios direcionamentos futuros da unidade e da própria UFPR. O módulo compreenderá atividades regulares e sistemáticas de ensino teórico e prático, envolvendo pesquisa e extensão.

Habilitações previstas:

– Habilitação em pesquisa oceanográfica

– Habilitação em gestão ambiental costeira

A primeira habilitação conduzirá os alunos para atuações específicas em pesquisa, com indução para o doutorado seqüencial em ‘Estrutura e funcionamento de sistemas costeiros’, também a ser implantado pelo Centro de Estudos do Mar ou para outros cursos de pós-gradução. A segunda habilitação pretende fornecer aos alunos o conhecimento e instrumentos básicos para o gerenciamento das atividades humanas na zona costeira.

As disciplinas deste módulo serão de natureza obrigatória e optativa. As diretrizes para a montagem da grade curricular de cada aluno serão definidas por um comitê de orientação, composto por docentes do curso, incluindo necessariamente o orientador do trabalho de finalização, discutido mais adiante.

A seguir é apresentada uma lista das diversas disciplinas componentes do módulo 5, listadas por área de habilitação.

Tutoria IV – (1 hs semanal – um ano e meio )

Acompanhamento Pedagógico. Acompanhamento Pessoal. Suporte.

Esta atividade docente de acompanhamento faz parte integrante do Curso. Os alunos são divididos em grupos que ficam sob a tutela individual de cada um dos docentes responsáveis. Estes Docentes realizam um trabalhos de acompanhamento acadêmico do aluno e servem de interface entre o corpo discente, o corpo docente e a coordenação, para as questões pedagógicas e outras relevantes ao longo de todo o ano acadêmico.

Responsáveis: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

(2o semestre – quarto ano)

HABILITAÇÃO EM PESQUISA OCEANOGRÁFICA

Disciplinas obrigatórias:

Fluxos Geofísicos – (40 hs – 1 semana)

O sistema oceano-atmosfera. Transferência de propriedades entre oceano e atmosfera. Balanço térmico dos oceanos. Dinâmica dos fluxos geofísicos. Vorticidade. Circulação Geral da Atmosfera. Correntes oceânicas. Cálculo das correntes oceânicas por métodos indiretos. Circulação gerada pelo vento. Modelos numéricos. Ondas oceânicas de larga escala. Populações, espécies e evolução: a classificação dos seres vivos.

Responsável: Centro de Estudos do Mar

Ecologia de populações – (60 hs – 2 semanas)

O conceito de população. Abundância e distribuição, a análise das populações no espaço. Métodos de amostragem. Parâmetros populacionais, recrutamento, crescimento e mortalidade. Reprodução e recrutamento. Analise da reprodução, ciclo gonadal e calculo de produção gonadal. Padrões de recrutamento. Padrões de crescimento, variações espaciais e temporais. Modelos de crescimento. Analise a partir de dados de tamanho/idade, tamanho/incremento e freqüências de tamanho populacional. Mortalidade e tabelas de vida. Cálculo a partir de curva de captura. Crescimento e regulação de populações. Fatores denso-dependentes e denso-independentes. Modelo exponencial e logístico. Competição intra e inter-específica.

Responsável: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

Processos de transporte, erosão e acreção em zonas costeiras. (40 hs – 1 semana)

Transporte de sedimentos pelo efeito combinado de ondas e correntes. Processos físicos de sedimentos em suspensão. Dinâmica das formas de fundo. Processos físicos do transporte por tração. Cálculo de taxas de transporte de sedimentos

Responsável: Centro de Estudos do Mar

(1 semana de descanso)

Geoquímica Marinha (com ênfase em biogeoquímica) – (60 hs – 2 semanas)

Composição e evolução do universo, do sistema solar, da terra, crosta, atmosfera, biosfera, hidrosfera, erosão e intemperismo, geoquímica das rochas sedimentares, geoquímica dos carbonatos, mineralogia das argilas, oxidação e redução na sedimentação, o oceano como reservatório geoquímico, processos geoquímicos nos oceanos: termodinâmica das reações aquosas de baixa temperatura, processos no piso oceânico e na interface ar-água. Conceitos básicos de Biogeoquímica, processos e reações, termodinâmica, Gaia, origem dos elementos, elementos bioativos e elementos não-reativos, produção primária, ciclos biogeoquímicos de nutrientes e sua relação com a circulação oceânica, a matéria orgânica na água do mar, partículas e colóides no oceano e fluxo para os sedimentos, reações redox e a zonação biogeoquímica, diagênese recente, os ciclos do nitrogênio e do fósforo, o ciclo do carbono e o problema do dióxido de carbono, processos e reações nas interfaces água-sedimento e ar-água, o uso de isótopos estáveis no estudo dos ciclos biogeoquímicos nos oceanos e na atmosfera, com ênfase nos ciclos do carbono, nitrogênio e enxofre, o uso de radioisótopos no estudo dos processos marinhos.

Responsável: Centro de Estudos do Mar

Física de sistemas costeiros, com ênfase em física estuarina – (60 hs – 2 semanas)

A costa e suas feições: da quebra da plataforma à linha de costa. Sistemas semi-fechados: baías, enseadas, lagoas costeiras, formações de barreira, etc. Sistemas estuarinos: classificação. Medição e análise das propriedades, circulação, transportes, mistura, dispersão e estratificação. Propagação de ondas longas. Equação de conservação e equações hidrodinâmicas básicas. Noções de modelagem numérica. Áreas costeiras: circulação gerada pelo vento. Estratificação. Fenômenos de convergência, divergência e ressurgência costeira. Frentes costeiras e estuarinas. Dispersão de contaminantes. Modelos numéricos uni e bidimensionais.

Responsável: Centro de Estudos do Mar

(1 semana de descanso)

Processos ecológicos em ambientes marinhos – (80 hs – 2 semanas)

Produção primária em ambientes marinhos. Consumidores. Interação entre produtores e consumidores. Matéria orgânica, decomposição e ciclo de nutrientes. Diversidade de espécies e estrutura taxonômica. Heterogeneidade espacial. Variabilidade temporal de curto e longo prazo. Colonização e sucessão. Interfaces dinâmicas no ambiente marinho.

Responsável: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

Optativa I – 2 semanas

Optativa II – 2 semanas

Total do semestre: 16 semanas

(1o semestre – quinto ano)

Optativa III – 2 semanas

Optativa IV – 2 semanas

Estágio Obrigatório – 12 semanas

O módulo será encerrado com o Estágio Obrigatório no decorrer do qual será finalizada a Monografia da habilitação em pesquisa (480 horas), sob a orientação de docentes do CEM ou de professores visitantes ou convidados.

Total do semestre: 16 semanas

(2o semestre – quarto ano):

HABILITAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL COSTEIRA

Disciplinas obrigatórias:

Gerenciamento costeiro – (60 hs – 2 semanas)

Conceitos básicos. Problemas prioritários de um progrma de GERCO. Artributos de um programa integrado de GERCO. Definição de zona costeira e seus critérios. A Convenção sobre o Direito do Mar das Nações Unidas e suas definições. Ferramentas, metodologias e estratégias de gerenciamento costeiro: estabelecimento de padrões de qualidade ambiental, zoneamento, avaliação de impactos, licenciamentos, áreas de uso regulamentado. O GERCO em diferentes países. O GERCO no Brasil e no Paraná. O PNGC. Instrumentos, órgãos e iniciativas no Paraná. Simulações e estudos de caso.

Responsável: Departamento de Zootecnia.

Elementos de educação ambiental – (60 hs – 2 semanas)

Percepção e levantamento ambiental: Crise ambiental, crise energética, desenvolvimento sustentável, hipótese gaia, contato com o ambiente costeiro e com a comunidade local. Elementos humanos – naturezas versus culturas: Ética, cidadania, qualidade de vida, alternativas de conservação, políticas ambientais, pressões econômicas e políticas Propostas pedagógicas: Histórico da EA, ecoturismo, sistema educacional formal e não formal, métodos de aplicação, transformação e transmissão do conhecimento, Lei de Diretrizes e Bases, Programa Nacional de Educação Ambiental

Responsável: Danielle Carneiro

Avaliação de impactos ambientais – (60 hs – 2 semanas)

A avaliação de impactos ambientais como disciplina. A ação do homem sobre a natureza. Tipos de impacto. Técnicas qualitativas e quantitativas de identificação de impactos. Abordagens econômicas. A previsão de impactos: Diagnóstico do ambiente físico, da biota e o contexto sócio-econômico. A capacidade de suporte do ambiente. A natureza interdisciplinar do processo de avaliação de impactos ambientais. Definição de competências técnicas e ética profissional. Legislação ambiental, políticas públicas e tomada de decisões. Agentes sociais, procedimentos e ferramentas da avaliação de impactos ambientais. O licenciamento ambiental: pedidos, elaboração de termos de referência e de EIA-RIMAs, análises técnicas, audiências públicas. Acompanhamento e monitoramento dos impactos ambientais. Auditorias ambientais. As experiências internacionais em AIAs. Previsão de cenários futuros.

Responsável: Centro de Estudos do Mar / Departamento de Departamento de Geologia

(1 semana de descanso)

Zoneamento ambiental – (60 hs – 2 semanas)

Conceito de zoneamento. Zoneamento ambiental: normas gerais. Zoneamento ambiental urbano. Zoneamento agrícola. Zoneamento costeiro. Zoneamento a diferentes escalas e variáveis temáticas. Estabelecimento de recuos e limites.

Responsável: Departamento de Geografia.

Biologia pesqueira – (60 hs – 2 semanas)

Revisão de Conceitos. Amostragem. Seletividade das Artes de Pesca. Estimativas dos Parâmetros de Crescimento. Estimativa das Taxas de Mortalidade. Métodos de População Virtual. Modelos de Projeção. Avaliação de estoques de Peixes.

Responsável: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

Bases econômicas da gestão ambiental costeira – (60 hs – 2 semanas)

Abordagem econômica da questão ambiental. Instrumentos de ajuda ao processo decisório: análise custo-benefício e avaliação de impacto ambiental. Perspectivas teóricas. Avaliação de perdas e benefícios relacionadas com erosão e recreação costeiras. Diretrizes de pesquisa aplicadas ao planejamento e gestão ambiental.

Responsável: Departamento de Economia e/ou Doutorado em Meio Ambiente

Biologia da conservação de ambientes terrestres e marinhos – (60 hs – 2 semanas)

Processos demográficos naturais e induzidos. Parâmetros que afetam a longevidade de populações, efeitos sobre o sistema e espécies constituintes (exposição e resposta a impactos). Efeito de borda. Corredores biológicos. Relação de área com tamanho de populações, probabilidade de extinções (tamanho populacional mínimo viável). Área de vida e territorialidade. Relação espécies-área: biogeografia de ilhas, dinâmica de fragmentos e probabilidades de extinção e colonização. Planejamento de reservas. Introdução de espécies. Seleção de bioindicadores. Efeito de bordas. Identificação de espécies-chave e descrição dos efeitos secundários de seu desaparecimento. Reconhecimento de espécies ameaçadas ou raras ou que ocorrem em populações pequenas ou fragmentares. Sucessão florestal. Modelos multiespecíficos de invasões de comunidades e remoção de espécies, incluindo as teorias de nicho e coevolução. Ordenação de padrões de distribuição multiespecíficas e suas relações simultâneas com parâmetros ambientais. Ucs brasileiras. Sistemas e estratégias de implementação de Ucs. Gestão e manejo de unidades de conservação, resolução de conflitos.

Responsável: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

(15 semanas)

(Primeiro semestre – Quinto ano)

Optativa I – 2 semanas

Optativa II – 2 semanas

Optativa III – 2 semanas

Estágio Obrigatório – 10 semanas

O módulo será encerrado com o Estágio Obrigatório no decorrer do qual será finalizado o trabalho de habilitação em gestão costeira (400 horas), sob a orientação de docentes do CEM ou de professores visitantes ou convidados.

Total do semestre: 16 semanas

Lista de algumas disciplinas optativas para as habilitações (a serem cumpridas paralelamente ao desenvolvimento da monografia). Esta listagem poderá ser aumentada com o aumento da oferta de disciplinas tanto pelo CEM como por outros Departamentos da UFPR. Todas terão duas semanas de duração, com distribuição da carga horária variável:

Mecânica Clássica – (60 hs – 2 semanas)

Matrizes e equações lineares. Espaços vetoriais. Transformações lineares. Operadores matriciais. Espaços com produto interno. Operadores Mecânica Newtoniana. Gravitação. Sistemas inercias e não inerciais de referência: o problema das coordenadas móveis. Mecânica analítica e álgebra tensorial. Rotação de corpos rígidos. Transformações de sistemas de coordenadas.

Responsável: Departamento de Física

Mecânica dos Fluídos – (60 hs – 2 semanas)

Propriedades dos fluídos: Noções gerais (densidade, peso específico, etc.). Fluídos perfeitos. Estática dos fluídos. Pressão. Equilíbrio. Forças internas. Atmosfera e pressão atmosférica. Cinemática dos fluídos: Métodos de Lagrange e Euler. Linhas de corrente. Equação de continuidade. Teorema de Bernoulli. Dinâmica dos fluídos. Equilíbrio dinâmico. Teorema da quantidade de movimento. Viscosidade. Regímenes laminar e turbulento. Atrito e tensões de corte. Análise dimensional.

Responsável: Departamento de Física

Termodinâmica – (60 hs – 2 semanas)

Conservação da energia. Primeiro princípio da termodinâmica. Entropia: segundo princípio da termodinâmica. Potenciais termodinâmicos. Processos irreversíveis. Leis fenomenológicas. Estados estacionários e de não equilíbrio. Termodinâmica não linear e processos irreversíveis. Ordem, caos e dissipações.

Responsável: Departamento de Física

Ondas e marés – (60 hs – 2 semanas)

Classificação das ondas. Equações hidrodinâmicas básicas: equação de onda. Ondas harmônicas simples. Geração, crescimento, propagação, energia das ondas e suas medições. Ondas internas: geração, forma e propagação Marés: descrição e medição. Forças geradoras e o potencial de maré. Teoria do equilíbrio e teoria dinâmica das marés. Marés no Oceano real. Princípios da Análise Espectral. Análise harmônica de registros e previsão de marés. Correntes de marés. Oscilação de longo período do nível médio do mar. Marés Meterológicas.

Responsável: Centro de Estudos do Mar

Interação Oceano – Atmosfera – (60 hs – 2 semanas)

Natureza e características do sistema atmosfera-oceano. Balanço térmico. Transferência de propriedades entre atmosfera e oceano. Ciclo hidrológico. Massa de ar e frentes Comportamento térmico do sistema oceano-atmosfera. Sistema atmosfera-oceano em latitudes temperadas tropicais. Equação da continuidade e do movimento. Método dinâmico para cálculo de correntes nos oceanos. Cálculo de correntes em sistemas estratigraficados de águas rasas. Fluxo de declive, ciclostrófico e inercial. Correntes causadas por fricção. Verticidade relativa.

Responsável: Centro de Estudos do Mar

Química Aquática – (60 hs – 2 semanas)

Aplicação da físico-química e da termodinâmica aos processos que controlam a composição das águas naturais. Cinética química, ácidos e bases. O sistema carbonato. Precipitação e dissolução em sistemas aquáticos. Ions metálicos e sua especiação química. Reações de oxidação-redução em ecossistemas aquáticos.

Responsável: Departamento de Química

Química Analítica – (60 hs – 2 semanas)

Unidades e concentrações. Revisão de cálculos básicos utilizados em química analítica. Erro experimental. Análises gravimétricas. Produto de solubilidade, análises volumétricas: curvas e indicadores de neutralização, titulações, volumetria de oxi-redução, e por complexação (EDTA) e por precipitação. Potenciometria e pH. Técnicas de análises instrumentais. Asorciometria na faixa de luz visível e por absorção atômica. Espectrometria de massa e de raio-X. Cromatografia líquida e gasosa. Radiação eletromagnética e matéria. Efeitos de matriz, brancos, padrões e curvas padrões.

Responsável: Departamento de Química

Técnicas e Métodos em Oc. Química – (60 hs – 2 semanas)

Introdução à instrumentação e técnicas de laboratório, segurança no laboratório. Técnicas de amostragem de água e de sedimentos, filtração de amostras de água e conservação de amostras, saída de campo em ecossistemas estuarinos para as amostragens do material para as análises dos parâmetros ambientais, análises volumétricas: oxigênio dissolvido, carbono orgânico, cálcio e magnésio dissolvidos, cloretos, determinação potenciométrica: pH e alcalinidade, determinações gravimétricas: material em suspensão, sulfato dissolvido e ferro no sedimento. Determinações por absorciometria (visível) de nutrientes inorgânicos dissolvidos: amônio, amônia, ferro, nitrito, nitrato, fosfato e silicato, pigmentos fotossintéticos e metais (absorção atômica) como o zinco e o cobre, determinação de produção primária, demonstração da técnica de cromatografia gasosa e outros instrumentos usados na determinação de compostos orgânicos.

Responsável: Centro de Estudos do Mar

Geologia Costeira – (60 hs – 2 semanas)

Introdução. Geomorfologia Costeira e Variações do Nível do Mar. Sedimentos Costeiros. Marés (processos). Ondas (processos). Ventos (processos). Praias. Dunas costeiras. Falésias. Estuários. Aplicações da Gemorfologia Costeira.

Responsável: Departamento de Geologia.

Geofísica – (60 hs – 2 semanas)

Propriedades físicas dos materiais da terra: Densidade, susceptibilidade magnética, velocidade sísmica, condutividade elétrica, permissividade e constante dielétricas, polarizabilidade elétrica.

Métodos geofísicos e suas aplicações nos estudos ambientais, geotécnicos e de exploração de recursos naturais – ênfase às aplicações no mar e no litoral: Gravimetria, magnetometria, sísmica de refração e de reflexão (ênfase aos levantamentos com perfilagem sísmica e sonar de varredura lateral em lâmina d’água), potencial elétrico natural (self potential-SP), eletrorresistividade, métodos eletromagnéticos, radar de penetração (ground penetrating radar – GPR), perfilagens geofísicas de poços.

Estudo de casos reais: Prospecção de água subterrânea; controle da salinidade das águas, mapeamento interface água doce – água salgada; potencial de fluxo (streaming potential); aterros sanitários (depósitos de lixo); contaminação por hidrocarbonetos; problema do gás radônio; acidentes nucleares; estabilidade de encostas/taludes; determinação de características mecânicas de maciços rochosos e terrosos; ênfase a aplicações da geofísica nos problemas litorâneos e em áreas submersas.

Responsável: Departamento de Geologia

Sedimentologia – (60 hs – 2 semanas)

Produtos Sedimentares: Partículas sedimentares propriedades físicas ou texturais, propriedades químicas ou mineralógicas (composição das partículas). Os agregados de partículas sedimentares Processos sedimentares: as partículas em movimento (sedimentologia): Transporte e deposição por fluidos de baixa viscosidade (suspensão) e transporte de carga de fundo (tração). Deposição em líqüido estacionário (suspensão). Lei de Stokes, equivalente hidráulico, depósitos e estruturas gerados por suspensão. Deposição por líquido em movimento (tração). Velocidades críticas: limiares de transporte e erosão. Estruturas primárias (ou singenéticas) produzidas por tração. Estruturas sindeposicionais ou construtivas, estruturas pré-deposicionais ou destrutivas. Transporte e deposição por massa de alta viscosidade: fluxos gravitacionais (escorregamentos, correntes de turbidez, fluxos granulares, corridas de lama e de detritos, liquidificação de sedimentos). Estruturas pós-deposicionais ou deformacionais. Uso de estruturas sedimentares, fácies sedimentares e principais ambientes deposicionais.

Responsável: Departamento de Geologia

Programação e métodos computacionais aplicados às ciências ambientais – (60 hs – 2 semanas)

Introdução: Introdução ao processamento de dados, sistemas operacionais, lógica da programação, estrutura de dados, procedimentos e funções. Desenvolvimento em Borland Delphi: programação em Pascal, ambiente de desenvolvimento (IDE), componentes visuais e não visuais, estrutura de banco de dados, desenvolvimento de componentes, finalização de programas.

Responsável: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

Biologia de vertebrados terrestres costeiros – (80 hs – 2 semanas)

Origem e evolução dos vertebrados. Plano estrutural e funcional básico. Órgãos e sistemas. Fisiologia comparada. Adaptações ao ambiente. Noções de sistemática e taxonomia. Ecologia de ectotermos: Amphibia, Testudines, Crocodilia, Squamata (Sauria e Serpentes). Ecologia de endotermos: Aves e mamíferos. Métodos de estudo.

Responsável: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

Ictiologia – (80 hs – 2 semanas)

Introdução aos conceitos, métodos e técnicas (teórico-práticos) fundamentais na ictiologia que permitam o aprofundamento, desenvolvimento e compreensão nas sub-áreas derivadas.

Responsável: Colegiado do Centro de Estudos do Mar

Vegetação costeira – (80 hs – 2 semanas)

Principais tipos de vegetação costeira: restingas, manguezais, marismas e pradarias mar

Ambiente Brasil