Jardins botânicos. Unidades de conservação que visam à preservação e propagação de espécies da flora e também à educação do público visitante dessas áreas. Atuam na manutenção dos processos ecológicos e sistemas vitais essenciais, preservação da diversidade genética e apoio à utilização sustentável das espécies vegetais e dos ecossistemas nos quais ocorrem.
Jardim zoológico. Qualquer coleção de animais silvestres mantidos vivos em cativeiro ou em semiliberdade e expostos à visitação pública (Lei 7.173/83).
Jazida. (1) Toda massa individualizada de substância mineral ou fóssil, aflorando à superfície ou existente no interior da terra, e que tenha valor econômico (Decreto-Lei 227/67). (2) Ocorrência de minerais num depósito natural concentrado. As jazidas magmáticas são chamadas de filonares ou intrusivas, devido ao fato do seu aparecimento ser em forma de filão, isto é, cortando as rochas preexistentes. (2) Depósito natural mineral ou fóssil, existente no subsolo ou à superfície. As jazidas podem ser: aluvial: aquela em que o mineral está incorporado aos aluviões; filonar: aquela em que o mineral se apresenta em filões; de inclusão: aquela em que o mineral se encontra disseminado na rocha endógena, em vez de apresentar-se em aglomerados, ou em filões. A jazida petrolífera é o depósito de petróleo em formação favorável à exploração (Glossário Libreria, 2003)
Jazida mineral. Concentração local de uma ou mais substâncias úteis. Inclui tanto os minerais propriamente ditos, como também quaisquer substâncias naturais, mesmo substâncias fósseis de origem orgânica, como carvão e petróleo. A classificação das jazidas minerais baseia-se ou no critério do aproveitamento ou no critério genético, como por exemplo, jazida magmática e jazida metamórfica.
Jundu. Tipo de vegetação densa e emaranhada que ocorre no litoral arenoso, principalmente nas restingas. Esses vegetais são lenhosos com altura máxima de 5 metros (Glossário Libreria, 2003).
Junta. Mesmo que diáclase – plano que separa ou tende a separar duas partes de uma unidade rochosa (sentido restrito).
Jurássico. (1) Período da Era Mesozóica, que sucede o Triássico e precede o Cretáceo. (2) Segundo dos três períodos geológicos da era Mezozóica, que durou de 400 a 144 milhões de anos atrás.
Jusante. (1) Área posterior a outra, tomando-se por base a direção da corrente fluvial pela qual é banhada. (2) Denomina-se a uma área que fica abaixo da outra, ao se considerar a corrente fluvial pela qual é banhada. Costuma-se também empregar a expressão relevo de jusante ao se descrever uma região que está numa posição mais baixa em relação ao ponto considerado. O oposto de jusante é montante (GUERRA, 1978). (3) Sentido para onde correm as águas de um curso d´água, vulgarmente chamado de rio abaixo. Lado de uma barragem, represa ou açude que não está em contato com a água represada. (4) Direção do fluxo de um rio; sentido em que correm as águas de uma corrente fluvial.
Juvenil. Água ou fonte de origem magmática. A água juvenil ainda não integra o ciclo das águas atmosféricas. É ascendente, rica em sais e termal. É difícil a distinção de água juvenil pura.
Ambiente Brasil