Ela tem uma extensão larga de areia e é bem grande, o que permite para os mais bem dispostos fazer longas caminhadas. Há ainda praias e braços de rio um pouco mais afastados, mas que valem a pena o passeio. A cidade é simpática, com muitas opções de pousadas, restaurantes e toda decorada com galinhas esculpidas em restos de coqueiros.
História e Cultura
Por volta de 1850, quando o tráfico de escravos já era proibido por lei, Porto de Galinhas tornou-se um porto clandestino de venda de escravos. Os escravos que ali chegavam eram trazidos de Angola e transportados no porão do navio. Na superfície vinham às galinhas para disfarçar o que as embarcações realmente traziam. Assim que aportavam à notícia se espalhava na região “há galinha de Angola no porto”. Na verdade, esse era apenas um código para alertar os grandes proprietários de terras que os escravos haviam chegado. Desde então o lugar ficou conhecido com Porto de Galinhas.
Clima
A temperatura é alta o ano todo, porém no inverno a ocorrência de chuvas é maior.
Vegetação e relevo
É formada principalmente por mangues, coqueiros e recifes.
O litoral é marcado por uma planície e uma grande faixa de recifes.
Alimentação
Em Porto de Galinhas vale a pena investir no almoço, pois a noite a maioria dos lugares vende uma comidinhas mais leve como crepe. Não deixe de experimentar a tapioca. Tem doce e salgada, é mais barata que o crepe e é tradicional da região.
Hospedagem
Na cidade há muitas opções de hospedagem. Têm pousadas super aconchegantes por um preço bom. Se estiver a fim de economizar, fique nos albergues.
Dicas gerais
Tome muito cuidado com o sol. Quando for mergulhar nas piscinas naturais vale a pena colocar uma camiseta. O lugar é tão fascinante que é possível ficar horas mergulhando e esquecer das costas torrando no sol. Vale a pena lembrar, que Porto de Galinhas fica a apenas 70 km de Recife e nos finais de semana fica completamente lotada. Prefira os dias da semana, se você quer sossego.
Atrações
Ilha de Santo Aleixo: A Ilha de Santo Aleixo é uma ótima opção para os amantes do mergulho. Nesse local é possível encontrar antigas embarcações naufragadas.
Muro Alto e Maracaípe: Para ir até Muro Alto e o Pontal do Maracaípe contrate um bugueiro credenciado no centro da cidade. O passeio vale a pena. A Praia de Muro Alto é super tranqüila. Lá, há uma barreira de coral que forma um verdadeiro muro a, aproximadamente, cem metros da praia. Isso faz com que uma enorme piscina natural, sem ondas, se forme no lugar. O passeio segue para o litoral norte, o Pontal do Maracaípe. Nesse local, o rio de mesmo nome encontra com o mar e formam os mangues. A grande atração do lugar é pegar uma jangada, explorar os mangues e mergulhar em pontos específicos, onde é possível observar os cavalos-marinhos em seu hábitat natural.
Piscinas naturais: Bem em frente à praia principal se formam muitas piscinas naturais, quando a maré baixa. É possível alugar máscara e snorkel e ir explorando a região. O local, onde estão as piscinas é bem calmo, pois é protegido pelos recifes. Há uma grande quantidade de peixes e corais. Tome cuidado com os ouriços. Se quiser um pouco mais de privacidade, pegue uma jangada e já mergulhar nas piscinas que ficam um pouco mais afastadas da costa.
Praia de Maracaípe: A praia de Maracaípe tem ondas de até dois metros de altura, devido as formação de uma baía natural, e é ideal para a prática de diversos esportes, como windsurf, esqui, wakeboard, surf e vôo livre. O local já abrigou diversas competições.
Praia do Cupê: A Praia do Cupê é um excelente local para a prática de surf, tendo abrigado inúmeras competições. Cupê tem vantagens como concentrar a maior parte dos hotéis de Porto de Galinhas e ser de fácil acesso.