Ambiente Ecoturismo

Ilha Grande - RJ

Sol, surfe e tranqüilidade podem ser encontrados nessa Ilha, localizada perto de Angra dos Reis. São 106 praias, cada uma com sua característica própria, oferecendo, assim, as mais diversas opções de lazer para o aventureiro.

Envie para um amigo

É possível encontrar agito como também tranqüilidade. Além das praias paradisíacas, Ilha Grande traz também muita história e habitantes muito simpáticos. Há sempre um lugar novo para se conhecer (a pé, pois carros não são permitidos na ilha). Não é preciso pagar nenhuma taxa de preservação para entrar na Ilha.

 

História e Cultura

Os índios Tamoios foram os primeiros habitantes de Ipaum Guaçu (Ilha Grande em Tupi). Descoberta em 1502 foi usada como ponto para contrabando de mercadorias, tráfico negreiro e de pirataria. Durante os séculos XVIII e XIX passou pela lavoura da cana-de-açúcar e cafeeira. Dizem que as trilhas hoje lá existentes foram abertas pelos escravos que fugiam das fazendas. Em 1903 foi instituída Colônia Penal de Dois Rios, para onde eram mandados presos acusados de crimes comuns. Em 1940 o Lazareto foi reformado e se tornou o presídio Cândido Mendes, por onde passaram diversos presos políticos, tais como Graciliano Ramos e Fernando Gabeira. Atualmente a população local vive do turismo, da pesca e a há um forte incentivo à criação de mexilhões.

 

Clima

O clima é tropical (quente e úmido), com a temperatura variando entre 20ºC e 30ºC. Na Ilha não existe período de secas. A temperatura da água varia entre 18ºC e 24ºC. A melhor época para se visitar a ilha ainda é o verão, apesar das chuvas.

 

Vegetação e relevo

Mata atlântica, com presença de limoeiros e laranjeiras.

A Ilha tem uma topografia montanhosa com vários picos e rios. O maior pico é o da Pedra d água, com 1.031 m.

 

Alimentação

Para quem for dar a volta na Ilha é recomendável levar fogareiro e comida extra. Na Ilha existem várias opções de restaurantes. Os moradores costumam preparar refeições e negociar com os viajantes.

 

Hospedagem

Pousadas e campings são facilmente encontrados nas vilas de Abraâo e Araçatiba. O camping selvagem é proibido na Ilha, mas há boas opções de campings nas Praias de Aventureiro e Palmas.

 

Dicas gerais

Vale a pena checar os horários das barcas que saem de Mangaratiba e de Angra. O camping selvagem é proibido na Ilha Grande.

 

Atrações

Abraão-Dois-Rios Caxadaço: De Abraão pega-se a trilha por onde passavam os veículos com os antigos detentos rumo ao presídio. Até Dois Rios são duas horas de caminhada. Lá está o antigo presídio Cândido Mendes, hoje já desativado e aberto a visitação. Da Praia de Dois Rios até Caxadaço são mais 40 minutos. Caxadaço tem apenas 15 metros de areia, mas não deixa de ser linda.

Abraão – Lopes Mendes: Esse local é o preferido pelos surfistas. São duas horas de caminhada entre subidas e descidas. A praia tem aproximadamente 3 quilômetros.

Araçatiba – Gruta Acaiá: Essa caminhada de quatro horas leva a um dos mais belos espetáculos da natureza: a Gruta do Acaiá. Um poço de água do mar dentro da gruta que tem uma fenda submarina, por onde penetra a luz do sol. Na escuridão da gruta é possível ver a água do mar com uma tonalidade azul esmeralda.

Araçatiba – Provetá: Nessa caminhada de aproximadamente duas horas, pode-se ter uma vista panorâmica da Vila de Provetá, habitada por pescadores.

Atividades noturnas: Sem dúvida o forró domina a Ilha durante a noite. A Vila de Abraão e a praia de Aventureiros são as mais tradicionais.

Bico do papagaio: São três horas de caminhada partindo da Vila de Abraão. O pico é o segundo maior da Ilha com 980 metros. De cima pode-se observar as praias do Caxadaço, Parnaioca e de Dois Rios.

Enseada das Estrelas: O nome da enseada é devido a grande quantidade de estrelas do mar. Suas águas são bastante calmas favorecendo a prática do mergulho.

Enseada Sítio Forte: Em 1966 um navio argentino naufragou, mantendo-se inteiro a 19 metros de profundidade. A principal atração é explorar seus três porões.

Gruta do Acaiá: Quem não quiser fazer a trilha para conhecer a gruta, também pode conhecê-la pelo mar. Seu salão subterrâneo tem apenas 80 centímetros de altura.

Saco do céu: Suas águas, também muito calmas, são rodeadas por mangues e palmeiras imperiais. O grande espetáculo, entretanto, acontece à noite, quando o mar calmo reflete as estrelas do céu.

Trilha da Feiticeira: Partindo da Praia do Abraão são praticamente duas horas para se chegar à Cachoeira da Feiticera, o aqueduto, em uma rota com muitas subidas e descidas. Não recomenda-se fazer a trilha sem acompanhamento de um guia.

 

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.