Sem imagem
Profissionais do Ambiente

Engenharia de Pesca e Aqüicultura

o engenheiro de pesca deve ser um profissional capaz de entender com clareza a dinâmica da realidade em que atua, para que possa propor efetivamente atividades que transformem o quadro atual dos produtores, industriais e pesquisadores envolvidos com atividades de pesca.

Sem imagem
Artigos Água Salgada

Um só mundo, um só oceano

A pesca indiscriminada está matando o oceano. A revolução tecnológica que tornou possível a captura de volumes cada vez maiores de pescado, junto com a exploração populacional dos litorais.

Sem imagem
Projetos e Programas - Água Doce

Banco de Sêmen de Peixes do Pantanal

O banco de sêmen utiliza a técnica de criopreservação, que é um método de estocagem por congelamento em nitrogênio líquido de células ou tecidos vivos a longo prazo.

Pesca Esportiva em Água Doce

Tucunaré – Cichla spp.

Espécies sedentárias (não realizam migrações), que vivem em lagos/lagoas (entram na mata inundada durante a cheia) e na boca e beira dos rios.

Pesca Esportiva em Água Doce

Trairão – Hoplias lacerdae

Espécie piscívora, muito voraz. Vive na margem dos rios e de lagos/lagoas em áreas rasas com vegetação e galhos.

Pesca Esportiva em Água Doce

Traíra – Hoplias malabaricus

Predador voraz, solitário, que pode ser encontrado em águas paradas, lagos, lagoas, brejos, matas inundadas, e em córregos e igarapés, geralmente entre as plantas aquáticas, onde fica a espreita de presas como peixes, sapos e insetos.

Pesca Esportiva em Água Doce

Tilápia – Tilapia rendali

As tilápias são espécies oportunistas, que apresentam uma grande capacidade de adaptação aos ambientes lênticos. Além disso, suportam grandes variações de temperatura e toleram baixos teores de oxigênio dissolvido.

Pesca Esportiva em Água Doce

Tambaqui – Colossoma macropomum

Espécie migradora, realiza migrações reprodutivas, tróficas e de dispersão. Durante a época de cheia entra na mata inundada, onde se alimenta de frutos/sementes.