Sem imagem
Artigos

A Floresta Amazônica e o Futuro do Brasil

A floresta amazônica é essencial para manter a nossa qualidade de vida e a regulação do clima da América do Sul. O ponto é comprovado e enfatizado pelo pesquisador Antonio Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no relatório “O Futuro Climático da Amazônia”, resultado de mais de 200 estudos científicos sobre a floresta e sua influência sobre o clima e as chuvas.

Sem imagem
Artigos UC's

Unidades de Conservação e Terras Indígenas ajudam a conter desmatamento na Amazônia Brasileira

O objetivo deste estudo é testar diferenças no nível de desmatamento dentro e fora de unidades de conservação (proteção integral e uso sustentável) e terras indígenas (denominadas aqui como áreas protegidas) em relação à distância das estradas existentes, nos estados de Rondônia, Pará e Mato Grosso para ilustrar a importância dessas áreas protegidas como redutores do efeito do desmatamento na Amazônia.

Sem imagem
Fixação de Carbono

Problemas do Aquecimento Global

As plantas verdes absorvem CO2 durante a fotossíntese, mas atualmente tem sido liberada uma quantidade de gás maior que a capacidade de absorção das plantas. O CO2 acumulado na atmosfera bloqueia a saída de radiação quente para o espaço e manda de volta esta radiação aquecida, causando o chamado Efeito Estufa.

Artigos

Desmatamento

É a operação que objetiva a supressão total da vegetação nativa de determinada área para o uso alternativo do solo. Considera-se nativa toda vegetação original, remanescente ou regenerada, caracterizada pelas florestas, capoeiras, cerradões, cerrados, campos, campos limpos, vegetações rasteiras, etc.

Artigos

Combater o desmatamento é uma ação de todo o País

Mais uma vez, as autoridades brasileiras informaram as taxas anuais de desmatamento da região amazônica. Um ritual que tem se repetido desde 1988 quando o Governo começou a monitorar e a divulgar os dados sobre o desflorestamento da região.

Artigos

Desmatamento na Amazônia: a miopia do debate

O governo brasileiro acaba de anunciar o índice anual (2003-2004) de desmatamento na Amazônia. Segundo o INPE, 2.6 milhões de hectares (26 mil km2) de florestas vieram ao chão. Somente em 1995 registrou-se um valor maior (2,9 milhões ha) do que o atual.

Artigos

Desmatamento, perda de biodiversidade e pobreza

O desmatamento na Amazônia Brasileira está concentrado em uma faixa que se estende pelo Sul da região, desde o Maranhão até Rondônia. Este setor é comumente denominado “Arco do Desmatamento”.