Garoupa – Epinephelus guaza

q

Nome Popular

Garoupa/Grouper

Nome Científico

Epinephelus guaza

Família

Serranidae

Distribuição Geográfica

Regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

Descrição

Peixe de escamas pequenas; corpo, cabeça e boca grandes; pedúnculo da nadadeira caudal curto e grosso. A coloração é parda avermelhada, com manchas esverdeadas nos flancos, formando faixas verticais; o ventre é amarelado. As nadadeiras são arredondadas, escuras com a margem clara. Alcança mais de 1m de comprimento total e 60kg.

Ecologia

É encontrado ao longo do litoral brasileiro, nos fundos de pedras e corais ou onde existem estruturas submersas, onde vive em tocas. Eventualmente pode ser encontrada em estuários. Alimenta-se de peixes, lagostas, camarões, ouriços, moluscos e lulas. Como a carne é de excelente qualidade, tem grande importância comercial principalmente no Sudeste do Brasil.

Equipamentos

Equipamentos do tipo médio/pesado a pesado, mesmo para os pequenos exemplares, porque os peixes costumam se entocar após serem fisgados. A vara deve ser dura para evitar a corrida do peixe. As linhas devem ser altamente resistentes à abrasão, como as confeccionadas em kevlar (multifilamento), com resistência variando de 20 a 70 lb. Por causa da boca grande, os anzóis devem ser de n° 6/0 a 12/0. Não é preciso encastoar o anzol.

Iscas

Iscas artificiais que trabalhem mais no fundo, como os plugs de barbela longa (crankbaits) e jigs. Iscas naturais de sardinhas, bonitos e atuns também são atrativas, pm fisgados. 

Fonte: PNDPA