A construção do porto de Santarém foi iniciada em 18 de dezembro de 1971. O porto começou a operar em 11 de fevereiro de 1979, com a finalidade de atender à demanda de movimentação de mercadorias até então realizada nas instalações do cais municipal daquela cidade.
ADMINISTRAÇÃO
O porto é administrado pela Companhia Docas do Pará (CDP), por meio da gerência do porto de Santarém.
LOCALIZAÇÃO
Está localizado na margem direita do rio Tapajós, próximo à confluência com o rio Amazonas, no local denominado Ponta da Caieira, na cidade de Santarém, no estado do Pará. Abrange os municípios do médio Amazonas e dos vales dos rios Trombetas e Tapajós. A BR-163 (Cuiabá-Santarém) estabelece a ligação do porto com o norte do estado de Mato Grosso.
ÁREA DE INFLUÊNCIA
Abrange os municípios do médio Amazonas e dos vales dos rios Trombetas e Tapajós. A rodovia BR-163 (Cuiabá – Santarém) estabelece a ligação do porto com o norte do estado de Mato Grosso.
ÁREA DO PORTO ORGANIZADO
Conforme a Portaria – MT nº 1.023, de 20/12/93 (D.O.U. de 22/12/93), a área do porto organizado de Santarém, no estado do Pará, é constituída:
a) pelas instalações portuárias terrestres existentes na cidade de Santarém, na margem direita do rio Tapajós, tendo como limites extremos, a montante do porto, a Ponta Maria José e, a jusante, já no rio Amazonas, a foz do Furo Maicá, abrangendo todos os cais, docas, pontes e píeres de atracação e de acostagem, armazéns, edificações em geral e vias internas de circulação rodoviária e ferroviária e ainda os terrenos ao longo dessas áreas e em suas adjacências pertencentes à União, incorporados ou não ao patrimônio do porto de Santarém ou sob sua guarda e responsabilidade;
b) pela infra-estrutura de proteção e acessos aquaviários, compreendendo as áreas de fundeio, bacias de evolução, canal de acessoe áreas adjacentes a esse até as margens das instalações terrestres do porto organizado, conforme definido no item “a” acima, existentes ou que venham a ser construídas e mantidas pela Administração do Porto ou por outro órgão do poder público.
ACESSOS
RODOVIÁRIO – Pela rodovia BR-163 (Cuiabá – Santarém), atingindo-se o porto, na área urbana, pela avenida Cuiabá.
FLUVIAL – O rio Tapajós forma um canal de acesso natural, desde a sua foz no rio Amazonas até o cais do porto, numa distância de 3,1km, com largura de 1,8km e profundidade de 15m.
INSTALAÇÕES
As instalações de acostagem compreendem o Cais Marginal de 228m de extensão, contendo quatro berços, com profundidade de 3m, destinado a embarcações fluviais de pequeno porte, e o Cais Comercial com 435m e profundidades variando de 6m a 10m, dispondo de seis berços de atracação. Conta com dois armazéns para carga geral com área total de 3.000m2 , dois galpões totalizando 900m2 , um pátio descoberto com 10.000m2 e 7 tanques para granéis líquidos, de uso privativo, somando 3.500t de capacidade estática de armazenagem.
Porto de Santarém.
Foto por Docas.
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Redação Ambiente Brasil